XX SIPAT: Palestra alerta a importância da postura correta

O quarto dia da XX SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho contou com a presença dos fisioterapeutas do Sest Senat, Érica Tardin e Cleber Matiolli, que ministraram a palestra “Motorista, cuidado com a sua coluna”. Os colaboradores da Transa Transporte Coletivo receberam informações sobre ergonomia, alongamento laboral, postura e métodos de prevenção a acidentes.

Os fisioterapeutas explicaram a importância da coluna para o corpo e informaram a postura ideal para cada atividade profissional. O destaque se amplia para todos os profissionais que executam o trabalho na mesma posição durante horas, sobrecarregando a região lombar. De acordo com Cleber Matiolli, o corpo deve ser alongado antes e depois de exercer a atividade profissional. Além disso, é importante realizar pausas durante o trabalho para movimentar o corpo.

Para fugir do sedentarismo e evitar possíveis problemas de saúde, o motorista Luiz Silvino do Nascimento mudou alguns detalhes da sua rotina. “Todos os dias, vou para a empresa correndo e sempre me alongo antes de começar a trabalhar e nos intervalos das viagens”, comentou ao ressaltar que palestras direcionadas à saúde sempre favorecem os profissionais da empresa.

Os motoristas são alvos dos problemas musculares e articulares, justamente por permanecerem longos períodos sentados e ficarem expostos a ruídos, vibrações, posturas forçadas e movimento repetitivos. Desse modo, segundo os fisioterapeutas, é preciso seguir os métodos preventivos para evitar lesões na coluna ou nas articulações. “Dores na coluna representam 95% dos atendimentos, a maioria são reflexos da postura incorreta”, afirma Cleber.

Após a palestra, a fisioterapeuta Érica realizou massagem relaxante nos colaboradores da Transa. Além disso, os funcionários participaram de um sorteio de duas cestas básicas. O motorista Luiz Silvino do Nascimento e o auxiliar de viagem Valter Gandra Pinto foram os contemplados.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *