ABC do transporte coletivo - PT2

“ABC do transporte coletivo” PT 2

Na segunda parte da nossa matéria sobre os termos mais comuns de quem trabalha no setor de transporte, você vai conhecer mais algumas palavras que fazem parte do nosso vocabulário. Já ouviu falar em “leito”? Pega-mão”? Ou  odômetro? Não!? Então não deixe de ler essa matéria para descobrir o que significam esses termos. Pronto para embarcar nessa viagem? Vem com a gente!

Principais verbetes

J:

Janela – Trata-se das aberturas laterais dos veículos. Suas funções principais são permitir a visualização do ambiente externo e permitir a circulação de ar.

K:

KM – unidade de medida de distância. 1 Km equivale a 1.000 metros.

L:

LEDs – São pequenos diodos emissores de luz. Eles ficam dispostos em uma matriz para formar as palavras e números da linha, iluminado as áreas ativas.

Leito – São modelos de ônibus que oferecem poltronas com vários níveis de inclinação. Letreiro – São dispositivos visuais utilizados para identificação de linhas e itinerários. Em ônibus urbanos, normalmente se localizam acima do para-brisas. Já em ônibus rodoviários, eles costumam ficar atrás do para-brisas.

M:

Micro – Modelo de carroceria de ônibus de menor porte. Normalmente comporta até 30 passageiros e não ultrapassa os 10 metros de comprimento.

O:

Odômetro – equipamento localizado no painel frontal do motorista. Ele indica a distância percorrida pelo veículo.

P:

Painel – Quadro de equipamentos e dispositivos que o motorista acessa para obter informações ou utiliza para operar o ônibus.

Para-brisa – Vidro localizado na parte da frente do veículo. Ele protege o interior do ônibus do vento, chuva e insetos.

Pega-mão – Apoio suspenso no balaústre do teto para que os passageiros possam se segurar.

ABC do Transporte coletivo

R:

Reserva – Veículos utilizados para substituir os ônibus titulares das linhas em caso de falhas mecânicas ou qualquer outro motivo que impeça o carro de circular.

Retrovisor interno – Espécie de espelho interno dos ônibus, localizados normalmente próximos a porta de embarque.

Rodoviário – Profissional que trabalha em empresa de transporte.

E aí conhece algum desses termos? Não deixe de comentar aqui quais termos você já conhecia ou não. Ah, não deixe de acompanhar nossa terceira e última parte do dicionário do transporte coletivo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da conversa?
Sinta-se a vontade para comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *