ABC do transporte coletivo - PT 3

ABC do transporte coletivo – PT3

Na última parte do nosso dicionário com os principais verbetes do setor do transporte coletivo você vai descobrir o que é taraflex, vigia, WC e muitas outras palavras. Curioso (a)? Então não deixe de ler esta matéria!

Dicionário do rodoviário

S:

Saída de emergência – Em geral, refere-se às janelas preparadas para a saída de passageiros em situações em que não seja possível abandonar o veículo pelas portas. Normalmente as janelas de saída rápida são indicadas por uma alavanca vermelha posicionada ao seu lado.

Suspensão – Trata-se de um sistema mecânico responsável por manter a estabilidade do veículo, absorvendo as irregularidades do solo.

T:

Tacógrafo – Trata-se de um dispositivo que registra o tempo de uso e a velocidade de um veículo em um determinado período de tempo.

Taraflex – Material antiderrapante aplicado no assoalho do ônibus para evitar quedas e acidentes.

U:

Urbano – São chamados de urbanos os veículos que circulam dentro do município.

Usuário – Aquele que utiliza o serviço e transporte coletivo.

V:

Vale-transporte – Pode se referir tanto ao bilhete ou cartão de passagem que permite o pagamento da tarifa. Ele é fornecido pelas empresas em forma de créditos – no sistema de bilhetagem eletrônica – ou na forma de bilhete físico ou mesmo em dinheiro para ser administrado pelo trabalhador.

Vigia – Trata-se de uma pequena janela que normalmente se localiza entre o para-brisa dianteiro e a porta da frente. No entanto, há modelos de ônibus em que essa janela fica próxima a porta traseira.

W:

WC – A sigla WC é uma abreviação de “water closet”, que significa banheiro. Nos ônibus de transporte interestadual ou intermunicipal é comum que esses modelos contem com banheiros em seu interior, em geral, na parte traseira.

Agora que você já leu nossa série completa, você já está craque no palavreado que faz parte do nosso dia a dia. Não deixe de comentar aqui embaixo quais palavras você mais gostou de conhecer o significado.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da conversa?
Sinta-se a vontade para comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *