Assim-são-definidos-os-horários-dos-ônibus

Assim são definidos os horários dos ônibus

Você já imaginou como são montados os horários dos ônibus? Pode parecer uma tarefa arbitrária ou simples, mas a verdade é que as coisas não são o que parece. Este é um trabalho que leva em consideração uma série de fatores que vão desde a quantidade de ônibus à quantidade passageiros por dia e hora.  Quer saber mais sobre isso? Então, se liga nessa matéria!

Como são definidos os horários?

As tabelas de horários das linhas, bem como as correções necessárias são elaboradas pelo setor de operações. O setor é responsável por avaliar as necessidades das linhas para fazer o planejamento dos horários e de quantos ônibus serão destinados para determinado itinerário.

Para fazer este trabalho, é necessário levar em conta alguns fatores que influenciam nas decisões, como a demanda, distancia da linha, tempo de viagem e se algum ônibus de outra linha passa no mesmo itinerário, mesmo que parcialmente.

Fatores determinantes

De acordo com a distância e o tempo de viagem, é possível determinar a frequência de horários para linha, ou seja, quanto tempo o ônibus leva em cada viagem, por exemplo, um trajeto de 50 ou 60 minutos. Caso algum ônibus de outra linha passe no mesmo itinerário, os horários devem ser definidos de forma a não coincidir com os horários da outra linha, para que não tenhamos dois ônibus passando no mesmo lugar e no mesmo horário, isto só é possível em horários de pico ou linhas com grande demanda e que apenas um ônibus não é suficiente para transportar todos os passageiros do horário.

Ah, vale destacar que a quantidade de veículos necessária para determinada linha impacta na quantidade de horários, por exemplo, se uma linha tem um itinerário com tempo de viagem de 1 hora e com 3 ônibus, a frequência dos horários deverá ser de 20 minutos.

Viu só como montar os horários dos ônibus é uma tarefa que exige muito cuidado e planejamento?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.