Atenção e cuidados com as chuvas

Atenção e cuidados com as chuvas

Nós últimos dias as chuvas têm se intensificado na região. Para os próximos dias, a meteorologia prevê mais pancadas de chuvas. Por isso, é importante que durante esse período chuvoso tenhamos alguns cuidados para evitar acidentes que possam ser fatais. Quem mora em áreas de riscos deve redobrar a atenção e os cuidados com as chuvas. Nesta matéria você vai encontrar algumas recomendações de segurança para esse período.

Alerta

Antes de tudo, é preciso se antecipar para estar preparado para as chuvas. É recomendável acompanhar os boletins meteorológicos para saber as condições do clima na região.  Vale a pena instalar aplicativos de previsão do tempo e se cadastrar no serviço de SMS da Defesa Civil para receber alertas de risco de desastres. Para isso, basta enviar uma mensagem de texto para o número 4000, informando o seu CEP.

Principais recomendações durante as chuvas

– É indicado se abrigar assim que as chuvas começarem. Evite se proteger debaixo de árvores, pois elas podem cair com a força dos ventos e até mesmo atrair raios.

– Em locais com histórico de alagamentos, é recomendável acompanhar o nível da água. Assim, você pode buscar abrigo em locais mais altos e evitar o contato com a água.

– No caso de alagamentos, tente se abrigar em locais altos e jamais tente atravessar as águas. A correnteza pode ser forte e carrega-lo. Neste caso, o melhor a se fazer é tentar se agarrar a objetos flutuantes.

– Vale lembrar também do risco de contaminação em caso de contato com a água de enchentes.

Atenção e cuidados para quem mora em áreas de risco

Quem tem casa em regiões com histórico de alagamentos ou que possui casa em morros ou encostas deve ficar atento às chuvas.

– É importante que os moradores estejam monitorando a estrutura da casa para saber se há risco de desmoronamento em caso de chuva forte.  Em caso de rachaduras e buracos, é importante deixar o imóvel antes do início das chuvas.

– Acompanhe também as condições dos morros e encostas. Se perceber a presença de crateras que parecem aumentar com o passar dos dias, é recomendável entrar contato com a Defesa Civil para que ela avalie se há a necessidade de evacuar a área.

– Se a sua região é suscetível a alagamentos, ao perceber a aproximação de tempestades, procure colocar em local alto móveis, eletrodomésticos e demais pertences.

O que fazer em emergências?

Se precisar de auxílio em situações de emergência, você deve ligar para o Corpo de Bombeiros (193) e a Defesa Civil (199).

Gostou das dicas? Então fique ligado em nosso blog, pois vamos trazer mais algumas dicas para os motoristas em dias de chuvas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.