Atitudes sustentáveis

Atitudes sustentáveis

Durante os dias 1 a 5 de junho é celebrada a Semana Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada em 1972 com o intuito de conscientizar as nações sobre a importância de se preservar o meio ambiente. Pensando nisso, separamos algumas atitudes sustentáveis que você pode fazer pelo planeta.

O que é sustentabilidade?

Sustentabilidade é um termo que nunca esteve tão em alta como nos últimos anos. Não é por menos, pois muito já se foi discutido acerca da ação humana sobre a natureza, impactando negativamente no clima, qualidade de vida e recursos naturais.  Desse modo, falar de sustentabilidade se torna crucial, mas, afinal o que é sustentabilidade?

Sustentabilidade é um termo utilizado para designar as ações e atividades humanas que tem por objetivo suprir as necessidades de agora, sem que isso afete as futuras gerações. Ou seja, são ações e atividades de baixo impacto ambiental com o objetivo de não privar a próxima geração dos recursos naturais.

Atitudes para o bem do planeta

Bom, se você chegou até aqui é porque está disposto a fazer a sua parte e isso é um bom começo, mas não é o único passo. É importante que se torne um hábito em sua vida cuidar para que seu lixo não esteja contribuindo para a poluição do meio ambiente. Abaixo seguem algumas dicas para que você possa ajudar a reduzir a poluição:

– Não jogue lixo nas ruas;

– Deposite cada tipo de lixo em lixeiras adequadas para cada material. Azul para papel, vermelho para plástico, amarelo para metal e verde para vidro;

– Mesmo que sua cidade não tenha serviço de coleta seletiva, separe o lixo da sua residência para que os catadores possam selecionar mais rapidamente o que pode ser reciclado. Sem falar que assim, ajuda a reduzir o volume de lixo;

– Não descarte pilhas e baterias no lixo comum, descarte apenas em depósitos adequados. Em Três Rios, você pode depositar suas pilhas e baterias em nosso coletor, localizado próximo a nossa Central de Relacionamento, no terminal do Centro;

– Não desperdice alimentos, equipamentos e materiais. Procure utilizá-los o máximo que puder e, se possível, reutilizá-los para reduzir a quantidade de lixo. Use a criatividade para dar um novo uso a um material que seria jogado fora – garrafas PET podem ser utilizadas para armazenar água, transformadas em brinquedos, artigos decorativos, por exemplo.

Viu só como pequenas atitudes podem fazer a diferença? Faça a sua parte e incentive seus amigos, familiares e conhecidos a fazer o mesmo. Juntos, nós podemos preservar o meio ambiente.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.