Atrase seu relógio; Neste sábado chega ao fim o horário de verão

Atrase seu relógio; Neste sábado chega ao fim o horário de verão

Temos uma boa notícia para quem gosta de passar mais tempo na “terra dos sonhos”. Acontece que às 00h, deste sábado, dia 17 de fevereiro, chega ao fim o horário de verão. Todos os relógios devem ser atrasados em uma hora.

O horário de verão

O objetivo do horário de verão é estimular o uso racional e adequado da energia elétrica durante o verão, período em que utilizamos mais energia por conta do calor da estação.

Esse sistema foi implantado no verão de 1931/1932 e desde então já foram feitas 42 edições do horário de verão no país.

Os dias de começo e término do horário de verão foram estabelecidos por um decreto de 2008, através do qual se determinou que os relógios devem ser adiantados em uma hora no terceiro domingo de outubro de cada ano, e voltam ao horário normal no terceiro domingo de fevereiro.

Não perca a hora

Grande parte dos aparelhos eletrônicos atuais já faz a troca do horário automaticamente. Smartphones, computadores, tablets, encabeçam a lista de dispositivos que ajustam as horas de forma programada. No entanto alguns equipamentos ainda precisam de ajuste manual, como relógios, rádio-relógio e outros.

Uma dica para não acabar esquecendo-se de atualizar o horário é agendar lembretes no celular com alguns minutos ou horas de antecedência. Dessa forma, caso você durma, o telefone soará um alarme para a tarefa marcada.

Ah, vale lembrar também que muitos aparelhos, como os smartphones, precisam estar com a opção “ajustar automaticamente o horário de verão” ativa para que a alteração seja feita pelo software.

Já outros dispositivos precisam estar conectados ao sinal da operadora ou à internet. Por isso, antes de se deitar, certifique-se de que há sinal de rede e internet (wireless ou dados móveis ativos) para que seu smartphone possa alterar o horário automaticamente.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.