Câncer de próstata é tema do segundo dia da XXIV SIPAT

Câncer de próstata é tema do segundo dia da XXIV SIPAT

Colaboradores e familiares marcaram presença no auditório da Transa Transporte para participar de uma palestra. A apresentação faz parte da programação do segundo dia da XXIV SIPAT.  O profissional da área de saúde do espaço Viver Bem UNIMED, Marcos Vinicius Alexandre, foi convidado para conduzir a conversa.

A importância da prevenção

“O que a gente precisa entender é que a prevenção contra todas as doenças é fundamental. Quando você se previne você se antecipa contra qualquer problema e o câncer de próstata é o segundo tipo que mais mata a população masculina, então eles [os homens em geral] precisam estar se antecipando para fazer uma detecção precoce através da consulta médica”, explica Marcos Vinicius Alexandre.

Marcos avalia que o preconceito por parte dos homens é o principal fator a ser combatido para que de fato sejam diminuídos os casos de câncer de próstata. “A gente encontra muitas pessoas resistentes por que acham que vão ficar numa posição vexaminosa ou que o amigo nunca, então a gente vencer esse obstáculo para que eles possam ter uma melhor qualidade de vida”.

Bons exemplos

Para Gilberto Neto, conservador de instalações da Transa Transporte, que participou da palestra, ter esse tipo de informação é fundamental. “Eu acho muito importante a gente se prevenir e, infelizmente, têm pessoas que ficam muito envergonhadas em tratar desse assunto. Eu acho que não devemos ter esse tipo de receio, devemos é cuidar da nossa saúde”, considera Gilberto.

Quem também esteve acompanhando o bate-papo foi o motorista Dionizio Cardoso. Ele revela que já realizava os cuidados de prevenção e que essa palestra foi mais um incentivo para ele se cuidar. “Eu já tinha ouvido falar sobre a doença e a prevenção, inclusive, eu já estou com o número do telefone para agendar os exames. Até porque eu já tenho 49 anos, e já fiz o PSA, mas agora está na época de fazer novamente os exames. Ver essa apresentação serviu para que eu tivesse mais informações e vou rapidinho marcar meus exames para ficar mais tranquilo ainda”, conta.

O Câncer de próstata

Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma.

O Instituto estima que para esse ano são esperados cerca de 68.220 novos casos da doença no Brasil.

Sorteio

Assim como no dia de ontem, ao final da palestra foram sorteados brindes e uma cesta básica. Ao todo 12 pessoas foram contempladas.

A programação da SIPAT segue até quarta-feira (29).

 

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da conversa?
Sinta-se a vontade para comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *