Colaboradores da Transa Transporte participam de treinamento da CIPA

A partir desta quarta-feira, dia 26, até sexta, dia 29, serão realizados no auditório da Transa Transporte os encontros da turma da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). O novo grupo, formado por 11 colaboradores de diversos setores da empresa se reunirão ao final da tarde para receber uma capacitação voltada às questões de segurança e saúde.

O Treinamento

À frente das reuniões está o técnico em segurança do trabalho, Gilmar Beviláqua. Ele conta que o intuito das reuniões é o de preparar os colaboradores para que estes possam identificar situações de risco e auxiliar na proposição e implantação de medidas de segurança e conscientização.

“Com esse treinamento os participantes vão ampliar a visão deles sobre os setores. O foco é que eles tenham maior atenção aos detalhes para verificar se há algum tipo de risco, se há algo que venha resultar em um acidente ou causar algum dano a saúde”, explica Gilmar.

Programação

Os assuntos abordados ao longo da semana serão pautados em cima do que diz a Norma Regulamentadora 5 (NR-5). O que inclui tratar sobre o que é a CIPA, o papel dos agentes da CIPA, primeiros socorros, etc. Além disso, alguns temas relacionados à saúde, como as DSTs, também terão seu momento e serão discutidas.

“Vamos abordar o uso dos EPIs, a questão da segurança do trabalho e também fará parte do treinamento a parte de combate a incêndio e primeiros socorros. Não vamos deixar de falar sobre as DSTs, que fazem parte das pautas da NR-5”, destaca.

O auxiliar de tráfego, Eliézer Luiz da Silva, participou pela primeira vez da equipe da CIPA. Ele avalia que a realização do treinamento por parte da empresa é positiva, uma vez que, promove uma conscientização sobre a segurança no ambiente profissional e pessoal.

“Eu acho esse treinamento muito bom porque a gente pode aprender mais sobre a segurança dentro do local de trabalho e também levar esses ensinamentos para as nossas casas”, conta Eliezer.

Quem também acompanhou a reunião foi o auxiliar financeiro e presidente da CIPA, Marcelo Monsores. Ele destacou a importância da Comissão para a empresa.

“A importância da CIPA está no seu caráter de conscientização de toda a equipe, desde aqueles que já conhecem as normas de segurança e vão ajudar a disseminar esses conceitos para aqueles que não conhecem”, avalia.

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.