Como funciona o itinerário dos ônibus?

Utilizar o transporte coletivo diariamente para se deslocar entre os bairros e regiões de uma cidade é uma realidade para milhares, senão milhões de pessoas. Entre os diversos meios de transporte disponíveis nos centros urbanos, os meios de transporte coletivos são os mais recomendados por terem um custo menor, diminuem o número de veículos nas vias, entre outras.

Os ônibus, por exemplo, circulam por toda a cidade e para muitos são a principal forma de deslocamento. Para facilitar a vida dos passageiros, nesses veículos são exibidos os itinerários, isto é, o trajeto do ônibus, para que ninguém embarque em um ônibus que vai para outro destino. Interessante, não é? Então, você já se perguntou como esses itinerários funcionam? Então, não deixe de conferir essa matéria!

Na parte dianteira dos ônibus existem três áreas nas quais são inseridas informações acerca do itinerário dos ônibus. A primeira, a vista principal, fica localizada na parte superior do veículo, acima do para-brisa. Lá fica informado o nome da linha (geralmente é o nome do bairro), por exemplo, Moura Brasil.

A segunda área, a auxiliar, fica localizada logo abaixo, perto do para-brisa. A vista auxiliar tem a função de trazer informações extras acerca do itinerário da linha, principalmente quando a linha tem mais de um ônibus e eles passam por itinerários deferentes. Por exemplo:

Vista principal: Santa Terezinha
Vista auxiliar: Passatempo

Ou

Vista principal: Santa Terezinha
Vista auxiliar: Via Nelson Viana

Por último, temos uma área que identifica o número da linha. Esse espaço é mostrado tanto na dianteira, quanto na traseira dos veículos. Esse número é muito importante, pois em cidades maiores existem linhas de ônibus que atendem a vários bairros, neste caso como não é possível destacar todos os bairros na vista, as pessoas identificam ônibus que passa pela sua rua ou no seu bairro pelo número da linha.

Viu só como os itinerários são bem organizados e importantes para o seu deslocamento?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.