Saiba mais sobre os componentes internos dos ônibus

Saiba mais sobre os componentes internos dos ônibus

Você se considera uma pessoa observadora e curiosa? Se a sua resposta for “sim”, provavelmente, você já deve ter reparado nos componentes do interior dos ônibus, não é verdade? As barras, botões, apoios e demais itens possuem funções importantes dentro do veículo e nesta matéria você vai conhecer quais são.

Principais componentes internos

Sabe aquelas barras amarelas que normalmente os passageiros seguram? Elas são chamadas de barras de apoio ou balaústres verticais. Tem também as barras localizadas próximas ao teto. Elas são chamadas de balaústres horizontais e a sua função básica é a de fornecer uma segurança a mais aos passageiros que estão de pé.

Ah, o motivo delas serem amarelas é para facilitar a identificação dentro do veículo para os passageiros que possuem algum tipo de deficiência.

Já reparou que nos veículos adaptados as barras possuem uma textura diferente? Isso é intencional para ajudar na pegada dos passageiros com mobilidade reduzida. Tanto é que os balaústres corrugados ficam localizados normalmente próximos aos assentos preferenciais.

Portas

Nas portas também existem as tais barras, mas neste local elas recebem o nome de pega- mão e também recebem coloração amarelada para se destacarem. O objetivo aqui é ser um suporte para que os passageiros possam embarcar com maior segurança, fornecendo um apoio para os movimentos.

Degraus

Os degraus também receberam atenção especial e estão indicados com bordas amarelas e com textura diferenciada. O objetivo é facilitar a visualização e evitar tropeços, que podem ocasionar quedas.

Vale ressaltar que mesmo existindo as barras de segurança, é recomendável subir e descer do veículo devagar.

Espelhos

Você também já deve ter reparado nos espelhos circulares que ficam próximos as portas de desembarque de passageiros, não é mesmo? Eles foram colocados para evitar acidentes ao fechar as portas, pois fornecem uma visualização mais precisa das portas ao motorista.

E aí, conseguiu identificar todos os componentes e descobriu para que eles servem? Deixe seu comentário aqui embaixo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.