Cuidados ao volante durante as chuvas

Cuidados ao volante durante as chuvas

Como prometido, trouxemos a segunda parte da matéria com dicas de segurança durante as chuvas. Dessa vez, nossas orientações serão voltadas aos motoristas que estiverem ao volante e forem pegos pela chuva. Reunimos neste artigo algumas recomendações de órgãos responsáveis pela segurança nas vias.

Principais dicas

As chuvas de verão acontecem a qualquer momento. Caso você esteja dirigindo é importante redobrar os cuidados para não sofrer acidentes. Uma das dicas nesse caso é reduzir a velocidade do seu veículo. O excesso de velocidade pode ocasionar acidentes, pois os pneus deslizam com maior facilidade no solo molhado. Em caso de acionamento brusco do freio, o carro pode deslizar na pista e atingir outros veículos.

Outra dica é aumentar a distância entre os demais veículos para evitar colisões em caso de frenagem brusca. Como mencionamos acima, o veículo quando freia em uma rua molhada ele desliza com maior facilidade, levando mais tempo para reduzir a velocidade.

Também é indicado manter os faróis acesos e em nível baixo, uma vez que as chuvas podem reduzir a visibilidade do condutor.

Motociclistas

Quem tem moto, vale a pena seguir as dicas anteriores e utilizar os trajes adequados para chuva, como uma capa impermeável.

O que não fazer

Não tente atravessar vias alagadas. O indicado é aguardar que o nível da água baixe para então passar pelo local. Se for possível, procure um via alternativa.

Não passe por locais onde a água bate na metade da altura dos pneus. O veículo pode acabar não funcionando devido a entrada de água. Dependendo da força da correnteza, o carro pode ser arrastado.

Evite transitar por áreas com incidência de deslizamentos. Se você passar por um local onde houve um deslizamento de terra é fundamental manter distância do local e sinalizar para os demais veículos. A distância é importante, pois sempre existe o risco de um novo deslizamento ocorrer.

Não saia do veículo se houver a incidência de raios. Permaneça no interior do veículo, pois é muito mais seguro.

Atenção ao estacionar

Por último, não estacione seu veículo próximo a árvores, pois estas podem cair devido a força dos ventos ou até mesmo pela queda de um raio.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.