http://www.transatransporte.com.br/voce-sabe-o-que-e-o-espaco-pessoal-e-porque-devemos-respeita-lo-no-onibus/

Dicas de como respeitar o espaço alheio no ônibus

Na matéria anterior, falamos um pouco sobre espaço pessoal e assédio sexual. Como este é um assunto bem delicado e importante, preparamos um segundo artigo, onde podemos explorar algumas formas de utilizar o espaço coletivo sem interferir no espaço pessoal. Nas linhas abaixo você vai conferir pequenas dicas de como respeitar o espaço alheio no ônibus.

Dicas de boas maneiras

A primeira dica é sobre a distância mínima que devemos manter entre as pessoas. Obviamente, não é possível seguir exatamente os padrões do estudo da matéria anterior – clique aqui e saiba mais. No entanto, podemos fazer o possível para evitar contatos desnecessários com desconhecidos.

Você pode, por exemplo, ao se colocar em pé próximo a outro passageiro que está sentado, ficar a um ou dois passos de distância da pessoa. Dessa forma, você diminui as chances de contato acidental.

Outra opção é evitar posicionar o corpo de forma a bloquear o passageiro que estiver sentado. Você pode ficar um pouco mais para o lado, mais precisamente no balaústre que divide um assento do outro.

Embarquei em um horário de pico, e agora?

Neste caso, vale a tolerância e respeito de ambas as partes. Em horários de pico, é comum que os veículos andem com mais clientes, mesmo que a empresa disponibilize carros extras. Nessa situação, a principal recomendação é que os passageiros se concentrem apenas uma área do corredor. É indicado ocupar o espaço do veículo como um todo.

Vale a dica de permitir que os passageiros que descem em pontos mais próximos possam ficar mais à frente.

Atenção ao “manspreading”

Se você tem o costume de utilizar o transporte coletivo, é bem possível que você já tenha sido vítima ou tenha presenciado uma cena de manspreading. Caso essa palavra não seja familiar a você, vamos explicar um pouco sobre ela. Ela é uma palavra inglesa que traduzida ao pé da letra significa a “expansão do sexo masculino”. Ela se refere a ocupação desproporcional do espaço dentro do transporte coletivo entre homens e mulheres, em especial nos bancos.

Acontece que alguns homens ocupam um espaço inegavelmente maior no banco que uma mulher. Pelo fato de normalmente se sentarem com as pernas abertas, os homens acabam deixando pouco espaço para que as mulheres do banco ao lado ocupem, tornando desconfortável a viagem e estabelecendo contato, muitas vezes, desnecessário.

Não, não estamos proibindo os homens de ocuparem seu espaço, apenas orientando para que evitem tomar espaço desnecessário nos assentos para que tanto eles, quanto elas possam viajar mais confortavelmente.

Concluímos aqui nossas dicas de respeito ao espaço pessoal nos coletivos. O que você achou dos nossos artigos? Tem alguma sugestão? Comente aqui embaixo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.