Dispositivos de segurança dos ônibus

Dispositivos de segurança dos ônibus

Em nosso dia a dia estamos cercados por dispositivos que garantem a nossa segurança. São aparelhos, ferramentas e demais peças que nos protegem de acidentes e de nos ferirmos ao realizar alguma atividade. Dentro dos ônibus isso não é diferente. Embora não seja tão comum acidentes envolvendo os ônibus, é importante saber que existem e que podemos contar com os dispositivos de segurança.

Principais dispositivos

Os ônibus urbanos não contam com cintos de segurança, uma vez que, pela legislação de trânsito, nestes veículos é permitido o transporte de passageiros em pé. Isso se deve ao trajeto menor, local de circulação (perímetro urbano), etc. Apesar disso, os ônibus possuem vários equipamentos que garantem a segurança dos passageiros.

Um dos primeiros que podemos identificar são as tarjas amarelas dispostas nos degraus do veículo. Elas foram colocadas para que facilite a visualização do degrau, impedindo que ao subir ou descer do carro, o cliente sofra uma queda.

Outro dispositivo é o assoalho dos ônibus. O chão, em geral, possui um tipo de superfície mais texturizada e antiderrapante para prevenção de quedas.

Os balaústres ou barras também exercem grande importância sobre a segurança dos clientes. Elas servem de apoio aos passageiros e ajudam na sustentação da carroceria do ônibus.

Prevenção de riscos

Agora, para os casos mais graves em que há a necessidade de evacuar o veículo, basta utilizar as saídas de emergência. Dentro dos ônibus, as saídas de emergência estão indicadas por adesivos fixados no interior do veículo. Para utilizá-las, basta seguir as instruções indicadas nas janelas, como acionar a alavanca de emergência e empurrar para fora o vidro.

Outra forma de sair do veículo é através de outra saída de emergência: os alçapões do teto. Ao lado deles estão fixadas informações de como proceder para utilizar a saída.

Tecnologia

Os veículos mais novos possuem mecanismos eficazes para evitar acidentes. Um dos que merecem destaque é o que impede que o ônibus se movimente com as portas abertas. Isso garante, por exemplo, que se o passageiro se desequilibrar, por algum motivo ao embarcar, ele não venha cair para fora do veículo.

Ah, os carros contam com extintores para combate a princípio de incêndios. Todos os extintores são revisados e recarregados regularmente para que possam estar em boas condições de uso.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da conversa?
Sinta-se a vontade para comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *