É importante sonhar

Uma boa noite de sono é fundamental para o corpo humano. É justamente quando dormimos que o nosso corpo pode relaxar e renovar as energias perdidas ao longo do dia. Apesar de estarmos inconscientes, nosso organismo continua em funcionamento realizando uma série de processos para que possamos levantar no dia seguinte bem-dispostos e com o cérebro descansado para receber mais conhecimento.

Estar descansado é importante para quem estuda, afinal fica difícil prestar atenção nas aulas e fazer as lições quando o corpo e a mente estão cansados.

O que acontece quando não durmo bem?

Quando não descansamos o suficiente, isto é, não dormimos o quanto deveríamos, o nosso corpo sofre com o cansaço e falta de disposição. Sem falar que o sono se acumula ao longo do dia, causando irritabilidade, diminuindo a concentração, a capacidade de memorização, o seu raciocínio fica mais lento e muito mais.

Todos esses sintomas podem ser agravados conforme nos privamos do sono ao longo dos dias. Por isso, não podemos virar a noite vendo séries, jogando videogame ou batendo papo nas redes sociais. É preciso respeitar esse momento de descanso para poder aproveitar o dia e poder fazer essas outras atividades em horários adequados.

Quanto devo dormir?

É de conhecimento geral de que 8 horas de sono são ideais para que o corpo possa descansar adequadamente, mas a quantidade de horas de sono pode variar de acordo com a idade do indivíduo. Um estudo conduzido por especialistas em transtornos do sono da American Academy of Sleep Medicine (Academia Americana de Medicina do Sono), revelou a quantidade de horas de sono indicadas para menores de idade.

A pesquisa publicada no “Journal of Clinical Medicine”, recomenda que crianças em idade escolar, dos seis aos doze anos, devem dormir de 9 a doze horas por dia para que possam se desenvolver física, emocionalmente e mentalmente. Ainda segundo o estudo, o déficit de sono pode causar problemas de aprendizado, depressão, mau comportamento, aumento do risco de lesões, hipertensão e obesidade. Já quem dorme adequadamente se beneficia com a melhora da atenção, comportamento, aprendizagem e memória.

Confira o infográfico abaixo as horas de sono recomendadas por faixa etária, de acordo com o estudo.

HORAS DE SONO RECOMENDADAS SEGUNDO A IDADE

– 4 a 12 meses: 12 a 16 horas diárias

– 1 a 2 anos: 11 a 14 horas diárias

– 3 a 5 anos: 10 a 13 horas diárias

– 6 a 12 anos: 9 a 12 horas diárias

– 13 a 18 anos: 8 a 10 horas

Fonte: American Academy of Pediatrics

Também é preciso cuidar para não exagerar com as horas deitado na cama. Dormir demais também pode causar problemas para a saúde. A pesquisa informa que crianças e adolescente que dormem demais estão mais sujeitos a desenvolver pressão alta, diabetes, obesidade e problemas de saúde mental. Por tanto, moderação é fundamental.

Dicas para acordar bem e não perder a hora

Você sofre daquela preguiça matinal? Se a sua resposta foi “sim”, saiba que é possível dar um chega pra lá nessa indisposição. Algumas mudanças em seus hábitos podem ajuda-lo (a) a levantar mais disposto (a). Abaixo, separamos algumas dicas importantes.

Estabeleça um horário para dormir e siga-o corretamente. É importante seguir um horário para dormir e acordar, pois isso ajuda a ajustar o seu ritmo circadiano, o famoso relógio biológico.  Assim, você estará renovado e com energia para mais um dia.

Evite utilizar aparelhos eletrônicos na cama antes de dormir. A luz artificial de smartphones, tablets, notebooks, consoles e outros gadgets acabam inibindo a melatonina, um hormônio que induz o sono. Dessa forma, você demora bem mais para pegar no sono. Se quiser fazer uma última atividade antes de dormir, o mais recomendado é ler um livro.

Nada de ficar enrolando na cama quando o despertador tocar. Por mais tentador que o botão soneca possa parecer, não ceda ao impulso de apertá-lo. Cada vez que você utiliza esse recurso, menos tempo você terá para se arrumar.

Coloque o seu despertador longe da cama.  Dessa forma, quando ele tocar você terá de se levantar para desliga-lo e já que está em pé, já pode começar suas atividades matinais.

Arrume seu material e uniforme com antecedência. É indicado que você separe os materiais de estudo e as roupas que utilizará no dia seguinte, pois dessa forma, não há riscos de se atrasar procurando cada um desses itens.

– Se você não quer perder o ônibus que te leva para a escola, não deixe também de baixar o app Transa Transporte. Lá você pode conferir todos os horários das linhas de ônibus e assim se programar para não perder a hora.

Seguindo essas dicas você estará mais disposto para estudar e reter melhor o conhecimento adquirido.

2 respostas
    • Owl Interativa
      Owl Interativa says:

      Olá Claudia, como vai? Não operamos em sua cidade. Recomendamos que entre em contato com a empresa responsável pelo transporte coletivo de sua cidade.

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.