Fale ao motorista somente o indispensável

A frase que dá título a esta matéria é uma velha conhecida para quem anda nos ônibus da Transa Transporte. O aviso fixado no interior dos nossos veículos é uma recomendação aos passageiros, com a intenção de prevenir acidentes. Uma conversa animada com o motorista pode tirar a atenção dele no trânsito e provocar graves acidentes.

Não pense que estamos exagerando em nossas medidas de segurança, pois existem casos graves que demonstram como a distração ao volante pode ser fatal. Em março de 2013, uma discussão entre o motorista e um passageiro resultou na queda do veículo, que trafegava sob um viaduto na Avenida Brasil. O acidente deixou 11 pessoas feridas e 7 mortos no Rio de Janeiro.

Em entrevista ao portal de notícias G1, o professor titular do laboratório de Psicofísica e Percepção da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, o psicólogo José Aparecido da Silva atribui a distração ao volante como a quarta maior causa de acidentes de trânsito.

Ele explica que dirigir exige atenção máxima do motorista e a atividade não pode ficar em segundo plano ou ter a atenção compartilhada. O ato de dirigir envolve o trabalho de vários sistemas e sentidos, além da visão. O motorista também depende da audição, do sistema vestibular (sensação de equilíbrio) e do cinestésico (percepção).

O professor lista os tipos de distrações que atrapalham a atenção dos motoristas. “Os fatores que distraem a atenção do motorista são estímulos competitivos, como buzina, barulho, celular, conversação interna, televisão, uso do GPS e qualquer outro que exija movimentos oculares”.

Por isso, a Transa Transporte conta com a colaboração de todos os passageiros nessa questão. Antes de recorrer ao motorista, você pode tirar alguma dúvida com o auxiliar de viagens sobre o trajeto do veículo, os horários e as ruas que o ônibus passa. Caso ele não possa solucionar sua dúvida, aí sim é recomendado ir até o motorista e solicitar uma informação.

Colabore conosco na construção de um trânsito seguro. Preserve a sua segurança e a dos demais passageiros. Fale ao motorista somente o indispensável!

1 responder
  1. Carlos Eduardo Oliveira Santos
    Carlos Eduardo Oliveira Santos says:

    Adorei ver as fotos da celebração de 42 anos de idade . E uma história muito linda escrita por esta empresa . E maravilhoso ver o desenvolvimento da empresa ao longo das anos . Adoraria fazer parte desta história. Dona Virgínia fonseca. Com todo respeito e admiração que lhe dedico por favor me de uma segunda oportunidade.

    Responder

Trackbacks & Pingbacks

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *