Dependendo do modelo do ônibus, é possível que ele possua vários letreiros dispostos em locais diferentes do veículo. Cada um deles recebe um nome diferente e tem uma função específica.

Identificação dos letreiros de ônibus

Há poucos dias publicamos uma matéria falando sobre os tipos de letreiros de ônibus, você se lembra? Hoje vamos trazer a segunda parte do artigo, mas dessa vez o assunto é o posicionamento dos letreiros. Você vai descobrir que cada um deles tem nomes e funções diferentes. Vamos conhecer caca um deles?

A disposição dos letreiros

Dependendo do modelo do ônibus, é possível que ele possua vários letreiros dispostos em locais diferentes do veículo. Cada um deles recebe um nome diferente e tem uma função específica.

Primeiramente, vamos falar dos letreiros que podem ser vistos na parte frontal do ônibus.  Nessa área, podemos encontrar até três modelos diferentes de letreiros:  vista principal (ou frontal superior), vista auxiliar (auxiliar frontal superior) e auxiliar frontal inferior ou capela.

O primeiro deles, a vista principal, fica localizada na parte superior do veículo, acima do para-brisa. Lá fica informado o número e o nome da linha (geralmente é o nome do bairro), por exemplo, Moura Brasil.

A segunda área, a auxiliar frontal, fica localizada logo abaixo da vista principal, perto do para-brisa. A vista auxiliar tem a função de trazer informações extras acerca do itinerário da linha, principalmente quando a linha tem mais de um ônibus e eles passam por ruas deferentes. Por exemplo:

Vista principal: Santa Terezinha

Vista auxiliar: Passatempo

Ou

Vista principal: Santa Terezinha

Vista auxiliar: Via Nelson Viana

Vista Principal

Nessa área, podemos encontrar até três modelos diferentes de letreiros: vista principal (ou frontal superior), vista auxiliar (auxiliar frontal superior) e auxiliar frontal inferior ou capela.

Por último, temos uma área que identifica o número da linha, chamado de capela ou capelinha.

Ah, é importante citar que em alguns ônibus, não possuem o letreiro “capela”, sendo encontrado em seu lugar outra vista auxiliar frontal inferior. Este modelo de letreiro se caracteriza por mais baixo e largo.  Normalmente exibe informações extras do itinerário.

Lateral dos ônibus

Lateral Traseiro

Nas laterais dos carros também podem ser encontrados dois tipos de letreiros: lateral traseiro e lateral dianteiro.

Nas laterais dos carros também podem ser encontrados dois tipos de letreiros: lateral traseiro e lateral dianteiro. Eles normalmente têm a função de informar a linha principal ou alguma rua, itinerário especifico da linha.

O nome varia de acordo com o posicionamento do letreiro. Se ele estiver próximo a roda ou porta dianteira, ele receberá o nome de lateral dianteiro. Agora se estiver perto da roda ou porta traseira, seu nome será lateral traseiro.

Parte traseira do ônibus

Letreiro Traseiro

Na parte de trás existe um espaço para inserção do número da linha chamado apenas de letreiro traseiro.

Na parte de trás existe um espaço para inserção do número da linha chamado penas de letreiro traseiro. Normalmente ele fica posicionado no vidro traseiro dos carros em algum canto superior. A função dele mais comum é o de informar o número da linha, tal qual a “capela”.

Também é possível encontrar em uma área mais abaixo o suporte para colocação de placas nos ônibus. Esse espaço era utilizado para a mesma função do letreiro traseiro.

E aí, depois dessa explicação você já está reconhecendo bem os tipos e posições dos letreiros dos ônibus? Conta para a gente nos comentários!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da conversa?
Sinta-se a vontade para comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *