Iniciativa Verde

O que você faz com as pilhas e baterias que não estão em uso? Se você as joga em terrenos baldios ou descarta juntamente com o lixo comum, fique sabendo que você está contribuindo para a contaminação do meio ambiente. As pilhas e baterias não são materiais biodegradáveis, possuindo em sua composição metais pesados, que ao serem liberados no ambiente, podem contaminar o solo e os lençóis freáticos.

As substâncias utilizadas na composição das pilhas e baterias, como o cádmio, chumbo e mercúrio são altamente tóxicos, podendo levar à anemia, a problemas neurológicos e até mesmo ao desenvolvimento de câncer.

O perigo de se descartar incorretamente uma pilha ou bateria, seja no lixo comum ou depositada em terrenos abandonados, é que elas podem ser amassadas ou estourarem liberando no ambiente o líquido tóxico de seus interiores.

A Transa Transporte disponibilizou para a população trirriense uma forma de evitar esses transtornos, oferecendo uma forma correta para o descarte do material. A empresa instalou um coletor de pilhas e baterias, próximo a sua Central de Relacionamento, no terminal de transbordo, localizado no centro.

“Essa é mais uma ação da empresa com o objetivo de conscientizar nossa equipe e a população em geral sobre a importância de preservarmos o meio ambiente”, explica Virgínia Cassini, diretora/psicóloga da Transa Transporte.

O estudante de Administração Pública, Leandro Souza, elogia a iniciativa da empresa. “Essa é uma iniciativa certeira da empresa, bem útil à população”. Para Leandro, a localização do coletor em um local com grande circulação de pessoas foi mais um acerto. “Acredito que o terminal rodoviário é sim um local de fácil acesso para o descarte, por ser um local aberto, muito frequentado e também porque a maioria dos moradores utiliza o transporte público”, avalia.

Vale lembrar que a legislação brasileira, através da resolução nº 257 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), estabelece que os fabricantes insiram, nos rótulos de produtos, informações sobre o perigo do descarte incorreto das pilhas e baterias automotivas e de celular no lixo comum.

Faça sua parte para preservar o meio ambiente, descarte suas pilhas e baterias somente nos locais indicados!

 

2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.