Janelas abertas contra a gripe

Janelas abertas contra a gripe

Chegou o Inverno e com ele veio novamente a preocupação com as doenças respiratórias. Entre elas, a que tem despertado maior atenção e cuidado por parte do Ministério da Saúde e da população em geral é a influenza A (H1N1).  A campanha de vacinação contra a gripe, iniciada em 23 de abril e finalizada em 15 de junho, teve como foco os grupos considerados prioritários, caso das crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade, professores da rede pública e particular, pessoas privadas da liberdade e adolescentes internados em instituições socioeducativas.

A Gripe H1N1

O vírus causador da Influenza A, popularmente conhecida como gripe suína, é o mesmo da gripe sazonal (comum), porém pertencente a outro grupo: o H1N1. Os principais sintomas são bem parecidos com a gripe comum: febre, dor de cabeça, dor de garganta, coriza, dor no corpo, dor nas articulações, dor nos olhos, falta de ar e cansaço excessivo.

Prevenção

A principal recomendação para reduzir o risco de contágio é evitar locais fechados, como ônibus, escolas sem ventilação ou cinemas, pois caso alguém esteja gripado e espirre é mais fácil contrair a gripe. Caso seja impossível evitar esses espaços, a dica é mantê-los bem arejados.

No caso dos ônibus, é recomendável manter as janelas abertas para que o ar circule e evite que os vírus e bactérias comuns do tempo seco fiquem em suspensão no ar.

Vale a pena reforçar os cuidados básico de higiene, como lavar as mãos ao entrar em contato com objetos de uso coletivo e antes de se alimentar, não compartilhar objetos de uso pessoal, cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir e espirrar.  Por fim, um aliado e tanto para enfrentar a gripe é higienizar as mãos com álcool em gel 70%.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.