Manual do bom passageiro - PT 2

Manual do bom passageiro – PT 2

Como combinado, demos prosseguimento ao nosso manual do bom passageiro. Nesta segunda parte, separamos algumas dicas importante de comportamento que fazem a diferença dentro nos ônibus. São lições de cidadania, respeito e gentileza e que são bem fáceis de realizar.

Manual do bom passageiro

1 – Use os fones de ouvido

Quem não gosta de ouvir música? Ter uma trilha sonora que nos acompanhe ao longo do dia é relaxante, como também pode nos dar aquela energia para fazer certas atividades. No entanto, não é em todos os lugares que podemos ouvir nossas músicas em alto e bom som. Dentro dos ônibus é preciso usar o fone de ouvido para não incomodar os demais passageiros. Por isso, não deixe de carregar em sua bolsa ou mochila os fones de ouvido, assim você pode ouvir a trilha sonora da sua viagem com mais conforto e privacidade.

Vale lembrar que em Três Rios, existe a lei municipal nº 4149 que proíbe a utilização de aparelhos sonoros dentro dos veículos de transporte coletivo municipais sem a utilização de fones de ouvido. Quem descumprir a norma estará sujeito a uma multa de 10 UFMTR.

2 – Respeite o espaço alheio

Uma lição valiosa que precisamos por em prática dentro os ônibus é saber respeitar o espaço alheio. Isso não quer dizer manter distância de todo mundo. Significa que não se deve utilizar como desculpa a lotação para manter contato físico com outros passageiros. Lembrando sempre que isso é considerado assédio, portanto, é uma conduta completamente inapropriada.

3 – Se ofereça para segurar a mochila

Muita gente utiliza mochila para carregar seus pertences, o que não tem nada de errado. No entanto, dependendo do tamanho da bolsa e da lotação do veículo, ela pode atrapalhar o fluxo no corredor. Recomendamos que as mochilas sejam colocadas sobre os pés dentro dos ônibus. Mas você, caro passageiro, também pode ajudar outros clientes, principalmente, nos dias de chuva em que o corredor fica molhado. Uma boa dica é se oferecer para segurar a mochila ou bolsa.

Lições importantes

A gentileza é algo natural do ser humano e todos nós somos aptos para fazer isso, experimente! Você vai ver como é fácil e faz bem tanto para nós mesmos quanto para os outros.

Que tal a gente se comprometer a colocar em prática algumas dessas lições no seu dia a dia?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.