Novembro Azul: Agora é vez de cuidar da saúde do homem

Novembro Azul: Agora é vez de cuidar da saúde do homem

O mês de novembro é conhecido como mês cuidado e atenção à saúde masculina. Afinal, é neste período que ocorre a campanha Novembro Azul. Ela foi criada com a nobre missão de conscientizar toda a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), a doença, em 2013, foi responsável por 13.772 óbitos no país.

Mobilização Novembro Azul

Diante da gravidade da doença, diversos setores da sociedade se movimentaram em apoio a campanha. Em Três Rios, a Transa Transporte, a Best Clin, o CTO e o Laboratório Norat se uniram em uma ação inédita para levar a mensagem de conscientização a toda a população. Um ônibus da empresa foi totalmente customizado com as cores e símbolos das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul.

“O feedback que tivemos da população foi muito positivo. Recebemos diversas mensagens de apoio a essa iniciativa em nossos canais de mídia. Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados”, conta Virgínia Cassini.

A Dra Kalina Massi, médica endocrinologista e diretora da Bestclin, destaca que participar dessa campanha é muito importante, pois sua profissão envolve justamente salvar vidas e esse alerta a população é de vital importância. “Acho fundamental na correria do dia a dia lembrar as pessoas de dar uma paradinha e visitar seu médico. Isso pode salvar vidas”.

O diretor do CTO, Rhonald Andrade, avalia que essa ação teve justamente esse objetivo de impactar positivamente as pessoas.

“A nossa expectativa é que a população seja alertada para a necessidade do autocuidado e da descoberta precoce do Câncer de Mama (Outubro) e Próstata (Novembro). O diagnóstico precoce é essencial para um tratamento efetivo”, explica.

Na avaliação da diretora do Laboratório Norat, Sandra Luiza Norat Pádua, um dos grandes empecilhos para o combate a doença é o preconceito, principalmente com o exame de toque retal. Ela esclarece alguns pontos sobre a realização dos exames.

“O PSA é um exame laboratorial simples feito a partir da coleta de sangue e ela recebe o resultado em pouco tempo. Ele pode ser realizado semestralmente ou anualmente, conforme a idade. Acima dos 50 anos é recomendado a realização do exame de toque retal”, explica.

O câncer de próstata

O câncer de próstata é uma doença silenciosa em seu estágio inicial. No entanto, quando há alterações na próstata podem surgir alguns sintomas como dificuldade de urinar ou necessidade de urinar mais vezes durante o dia.

Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma.

O Instituto estima que para este ano são esperados cerca de 68.220 novos casos de câncer de próstata no Brasil.

Prevenção

É possível prevenir o câncer de próstata tomando alguns cuidados com a saúde. O INCA recomendar a adoção de alguns hábitos:

– Evitar o sedentarismo. A prática de 30 minutos de atividade física diariamente é suficiente;

– Ter uma dieta mais equilibrada, rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura;

– Manter o peso adequado à altura;

– Evitar o consumo de álcool;

– Não fumar;

– Homens com idade a partir dos 40 anos devem realizar exames de rotina;

– Nos casos em que houver histórico familiar da doença deve-se avisar o médico, que indicará os exames necessários.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.