o-que-voce-nunca-deve-fazer-quando-estiver-no-volante-pt-1-Transa_Transporte

O que você nunca deve fazer quando estiver no volante – PT 1

Dirigir é uma atividade que exige muita responsabilidade de quem está atrás do volante. Comportamentos irresponsáveis podem custar não só a vida do condutor, como também de outros motoristas e passageiros. Por isso, é preciso ter muito cuidado ao conduzir um veículo.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estipula uma série de penalidades para ações que podem colocar em risco a segurança no trânsito.  Ainda assim, muitos motoristas infringem essas regras e são multados, ou pior: sofrem ou causam acidentes. A Transa Transporte é uma empresa que se engaja na construção de um trânsito seguro e por isso, você vai acompanhar em dois artigos atitudes que você não nunca deve fazer quando estiver no volante.

O que evitar quando estiver dirigindo

1 – Comer e beber

Conduzir um veículo exige do motorista atenção total e isso não combina com lanches ou consumo de bebidas ao volante. O CTB condena essa prática com a aplicação de multa média. Quem for pego comendo e dirigindo, poderá ser multado em R$130,16, e perder 4 pontos na carteira de habilitação.

2 – Usar o celular

Celular e direção não combinam! O telefone é uma fonte de distração ao volante e ele está listado justamente na maioria dos casos de acidentes de trânsito.

Vale destacar que dirigir enquanto fala ao telefone é uma infração prevista no CTB. Quem for flagrado por um agente de trânsito falando ao telefone poderá perder 4 pontos na carteira ou ter que pagar uma multa de R$ 130,16.

3 – Colocar o braço para fora do veículo

É comum vermos motoristas que dirigem com um dos braços para fora do veículo. Esse hábito é muito perigoso, pois corre-se o risco de se ferir ou mesmo causar um acidente grave. Não se deve dirigir com apenas uma mão no volante para não correr o risco de perder a direção.

4 – Fumar

Assim como mencionamos acima sobre a alimentação ao volante, fumar também está proibido. Acontece que esse hábito além de atrapalhar a concentração, faz com que o motorista tenha que conduzir por alguns momentos o veículo com apenas uma mão. Outro agravante é que, infelizmente, é comum que condutores descartem bitucas de cigarro nas rodovias, o que é passível de multa.

Quem for flagrado fumando enquanto dirige poder ser triplamente autuado nos termos que mencionamos no parágrafo anterior.

5 – Se maquiar

A rotina corrida não pode ser uma desculpa para descuidos na direção. Se maquiar durante o sinal vermelho ou mesmo antes disso se configura como infração. Como já mencionamos inúmeras vezes, se maquiar tira a atenção e força o motorista a utilizar apenas uma mão para dirigir o veículo.

Não perca a segunda parte do nosso artigo com mais algumas recomendações de segurança.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.