o-que-voce-nunca-deve-fazer-quando-estiver-no-volante-PT2

O que você nunca deve fazer quando estiver no volante – PT 2

Como prometido, trouxemos a segunda parte do nosso artigo com as dicas para uma condução segura. Listamos aqui mais 4 recomendações para evitar acidentes nas vias.  Leia atentamente e tente identificar quais deles você comete e tente mudar tais hábitos ao volante.

Cuidados aos volante

1 – Ler

Ler é um hábito que faz bem, exceto quando se está dirigindo. Assim como as mensagens de texto dos celulares, a leitura de livros ou quaisquer outros objetos atrapalha a concentração.

2 – Transportar Objetos ou Animais no Colo ou à Esquerda

O artigo Artigo 252 do CTB considera uma infração o transporte de objetos ou animais no colo ou à esquerda. A forma correta de levar seu bichinho de estimação é acomodá-lo corretamente em caixas de transporte. Assim você evita que o animal o distraia ou mesmo se machuque em caso de acidentes.

Os objetos não devem ficar no colo do motorista. Armazene-os em porta-objetos dentro do veículo.

3 – Usar fones de ouvido

A audição é um sentido muito importante para quem está dirigindo. Infelizmente, alguns condutores preferem ouvir suas músicas no fone de ouvido. Essa prática é condenada pelo CTB, uma vez que, ao usar o fone de ouvido o motorista pode não escutar os avisos sonoros emitidos, como a buzina, e ainda conduzir de forma perigosa devido a distração.

Para esse tipo de infração, a multa é considerada média e possui valor de R$130,16. Contudo, se houver flagrante de manuseio do telefone celular pelo condutor, a ação é classificada como infração gravíssima pela Lei 13.281 do CTB, gerando uma multa de R$293,47.

4 – Olhar só pra frente

Atenta-se apenas para o que está apenas a sua frente é muito perigoso no trânsito. É preciso dividir sua atenção com os lados do veículo para não acabar causando acidentes durante ultrapassagens.

Essas são só algumas recomendações de segurança para evitar acidentes. É sempre válido utilizar o bom senso e consultar o Código Brasileiro de Trânsito para saber quais ações podem colocar não só você como os demais motoristas em risco.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.