O Sonho de Transportar Pessoas

Para todos nós, da família Transa Transporte, o ano de 2017 tem um significado bem singular e importante. O motivo não poderia mais especial, vamos celebrar 40 anos de estrada; 40 anos de dedicação, de esforço, e de muito amor pelo que fazemos. Convidamos você, caro leitor, a fazer parte disso conhecendo mais sobre a nossa história, através dessa web-série comemorativa. Pelos próximos 6 dias você é nosso convidado especial nessa jornada, preparado? Embarque nessa viagem do tempo no primeiro capítulo dessa história!

Toda história tem um começo e a nossa inicia no ano de 1977, mais precisamente em 16 de abril. Os principais personagens, ou melhor, autores dessa narrativa, são os amigos Pedro Noel e Carlos Fonseca, que juntos realizaram o sonho de abrir uma empresa de ônibus. Sonho este que era compartilhado e rascunhado enquanto ainda trabalhavam em outra empresa de ônibus.

“Eu era funcionário da Viação Salutaris e o meu sócio era um dos proprietários. Por volta de outubro de 1976, o Pedro resolveu montar um novo negócio por conta de algumas divergências de opinião com outros sócios, e me convidou porque ele iria continuar na empresa e não poderia administrar o novo empreendimento”, explica Carlos Fonseca, diretor.

Depois de muito planejarem e ensaiarem o lançamento do seu empreendimento, os amigos e sócios colocaram o plano em prática e adquiriram as linhas, o terreno e os veículos da antiga empresa de ônibus, a Viação Pedro Antônio, que na época fazia o transporte da população de Três Rios.

“Chegamos aqui numa sexta-feira à noite para tomar posse. Eram apenas 23 ônibus, os veículos eram muito velhos, a manutenção era muito precária porque realmente naquela época, ônibus no Brasil era uma coisa muito primitiva. Toda a estrutura que temos hoje não existia, era apenas um terreno e um pequeno galpão de terra aos fundos, onde era feita a manutenção”, relembra Carlos Fonseca, diretor.

Naquela época tudo era muito difícil. Carlos conta que no espaço da garagem não havia banheiros, a água vinha de poço e que, às vezes, chegava a faltar. A energia elétrica não era própria e por isso era emprestada do terreno vizinho. Apesar disso, os sócios sempre tiveram uma visão de entregar um serviço de qualidade à população e se esforçaram ao máximo para alcançar esse objetivo.

Um dos colaboradores que estiveram presentes no nascimento da Transa Transporte é o motorista Ricardo Gonçalves de Souza, que na época tinha 12 anos. Ele veio trabalhar na empresa após a aquisição da Viação Pedro Antônio, onde já trabalhava. Na nova empresa ele passou a trabalhar como auxiliar de viagens.

Ricardo diz que por conta de ter começado tão cedo a trabalhar na empresa, ele considera a Transa Transporte como sua segunda casa, onde ele aprendeu muito com todos os demais colaboradores. Ele relembra que naquela época difícil todos faziam um pouco de tudo para ajudar.

“Eu entrei com 12 anos na empresa e posso dizer que aqui é a minha segunda casa. Eu comecei na empresa como auxiliar de viagens e naquela época a gente fazia vários outros tipos de trabalho além de receber a tarifa, como ajudar a limpar o ônibus, colocar o óleo, colocar água no motor, a gente fazia de tudo um pouco para ajudar. Hoje em dia isso não ocorre mais porque cada um tem sua função dentro da empresa”, recorda Ricardo.

Esses foram apenas os primeiros desafios a serem enfrentados, pois ao longo do percurso muitos outros surgiram e foram sendo superados aos poucos. No próximo capítulo desta web-série você vai descobrir como foram os primeiros anos de atividade da empresa. Então não deixe de acessar nosso site amanhã para conferir!

1 responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] prosseguimento a essa tradição em um momento tão singular para a empresa, que são os 40 Anos da Transa Transporte tem um sentimento todo especial, conta Virgínia. Ela revela que celebrar a missa neste período a […]

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.