Os-10-Cuidados-que-você-deve-ter-para-evitar-a-Dengue

Os 10 Cuidados que você deve ter para evitar a Dengue

De acordo com dados do Ministério da Saúde, divulgados no último dia 26, os casos de Dengue neste ano subiram 149% em comparação com o mesmo período do ano passado. A doença já matou 5 pessoas e existem ainda 54.777 casos prováveis. Diante deste panorama, é importante que todos façam sua parte para reduzir esses índices. Pensando nisso, preparamos uma lista com 10 Cuidados que você deve ter para evitar a Dengue.

TOP 10 : cuidados para evitar a Dengue.

1 – Tome a vacina

A vacinação é uma forma eficaz para combater a doença. No entanto, a vacina só pode ser aplicada em indivíduos de 9 a 45 anos e que já foram expostos a doença, ao menos uma vez.

2 – Evite o acúmulo de água parada

Todo recipiente que fique exposto ao sol e chuva deve ser limpo e armazenado de forma que não retenha água.  Cubra bem os pneus e guarde as garrafas de vidro com a boca para baixo.

Também é importante lavar e trocar a água dos bebedouros de animais de estimação.

3 – Coloque areia nos vasos de plantas

Você não precisa se livrar dos vasos e pratinhos das suas plantas. Basta colocar areia nesses recipientes, ela ajuda a conservar a umidade e ainda impede que o Aedes se reproduza.

4 – Descarte e armazenamento correto do seu lixo

Não descarte o lixo de forma incorreta. Armazene-o adequadamente em recipientes com tampas e mantenha-o protegido da chuva.

5 –  Mantenha limpo as piscinas e aquários

A água da piscina deve ser sempre tratada com cloro. Não deixe de limpá-la, ao menos, uma vez por semana. Se não for usá-la, evite cobrir com lonas ou plásticos para evitar que a água da chuva se acumule ou que ela vaze para dentro da piscina por frestas e acabe se tornando um foco do mosquito.

Os peixes normalmente se alimentam das larvas dos mosquitos, mas ainda assim é preciso ter cuidado com os aquários. Não deixe de limpá-los adequadamente e utilize sempre água limpa.

6 –  Use o repelente

Os repelentes industrializados são mais eficazes para evitar picadas de insetos.  Eles são mais indicados, pois possuem formulação testada e tem ação de longa duração.

7 – Atenção aos ralos

Os ralos também podem abrigar as larvas do mosquito transmissor da Dengue. A recomendação é despejar larvicidas regularmente e colocar telas.

8 – Mantenha as calhas limpas

Limpe frequentemente as calhas e a laje das casas, reforçando esse cuidado após as chuvas e ventanias.

Não deixe de colocar areia nos cacos de vidro no muro que possam acumular água.

9 –  Coloque telas nas janelas e portas

É uma forma eficiente para impedir o acesso de insetos, entre eles o Aedes Aegypti, para o interior da sua residência.

10 – Mantenha seu quintal limpo

Mantenha o quintal limpo, recolhendo o lixo e detritos em volta das casas, limpando os latões e mantendo as lixeiras tampadas. Não jogue lixo em terrenos baldios, construções e praças. Chame a limpeza urbana quando necessário.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.