Por que não devo fumar dentro do ônibus?

O hábito de fumar traz sérios riscos a saúde. O pulmão, órgão importante do sistema respiratório, é um dos mais prejudicados pelo vício. Tanto é que seu funcionamento normal pode ser comprometido, resultando no desenvolvimento de doenças respiratórias e até mesmo o câncer. Inúmeras medidas foram tomadas pelo governo a fim de incentivar a população a abandonar o cigarro e adquirir hábitos mais saudáveis.

Uma prova dessas campanhas contra o tabagismo é a obrigatoriedade de avisos sobre a nocividade das toxinas do cigarro no corpo humano, como forma de alerta para os fumantes. Desde 2014 está em vigor a Lei Antifumo, proibindo o uso de cigarros, charutos, narguilés e outros em ambientes coletivos fechados em todo país.

Posso fumar dentro do ônibus?

Não. Antes mesmo da criação da Lei Antifumo, aqui em Três Rios, existe a lei municipal 167 1635, de 13 de março de 1989, que impede que os passageiros fumem dentro dos veículos de transporte coletivo.

Além de ser considerada uma infração, a fumaça do cigarro é incomoda e pode comprometer a saúde dos demais passageiros não fumantes, pois nessa situação, eles se enquadrariam como fumantes passivos, condição que também traz riscos a saúde.

Se você quer deixar o vício e precisa de ajuda, recomendamos que busque auxílio médico e de grupos de apoio. Não deixe a sua saúde para depois!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.