Por que os ônibus de Levy e Afonso Arinos têm números diferentes?

Você já deve ter reparado que os ônibus que circulam nas linhas urbanas de Três Rios possuem números que identificam os veículos. Na Transa Transporte, os ônibus são identificados por uma numeração sequencial escolhida pela empresa, que começa pelo número 700 e segue 701,702,703…No entanto, as linhas intermunicipais de Comendador Levy Gasparian e Afonso Arinos não possuem esses números e possuem outras informações alfanuméricas. Quer saber o porquê disso? Então confira nessa matéria!

Bom, como mencionado acima, os ônibus que fazem as linhas de Comendador Levy Gasparian e Afonso Arinos são intermunicipais, isto é, se desloca de uma cidade a outra. Sendo assim, essas linhas possuem regulamentações e regras diferentes das linhas urbanas. Uma dessas regras é justamente a que faz com que esses veículos tenham essa identificação diferente.

Essa identificação é definida pelo DETRO (Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro). Neste caso, os números 700,701,702… são substituídos por outra série de números composta pelos seguintes dados: RJ (sigla do estado) e pelos números 164 (número de registro da empresa no órgão) e o número do ônibus, que deve ser sequencial de acordo com a quantidade de ônibus registrados naquele órgão, por exemplo: Ex. 164.001, 164.002, 164.003…

O DETRO também determina o código que identifica a linha intermunicipal. Nesse caso, a identificação é feita por uma letra e o número, por exemplo, P530 Três Rios x Afonso Arinos.

Agora ficou fácil entender o motivo dessas linhas terem números diferentes, não é?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *