PT6: De Ponta ao Ponto: O Investimento em Tecnologia e Informação

Os tempos modernos trazem novos desafios e como sempre, a Transa Transporte, manteve-se atenta e disposta a superá-los. Com o avanço das tecnologias que permitiram acesso a Internet e da necessidade de encontrar informação de forma rápida e dinâmica, a empresa investiu nos novos meios de comunicação: website, rede social, aplicativo, entre outros.

Antes que os apps, smartphones, websites, a internet, fossem tão populares e acessíveis, a Transa Transporte já dava passos em direção a informatização. Internamente, esse o processo de informatização começou ainda em 1986 com o controle interno e seguiu continuamente.

Para os clientes os investimentos em tecnologia podem ser observados através da aquisição de novos veículos mais modernos e também por meio dos novos meios de comunicação e informação que a empresa disponibilizou ao longo dos anos.  Uma prova disso veio em maio de 2013, quando foi inaugurada a nova Central de Relacionamento no terminal rodoviário. Para maior conforto e comodidade dos clientes também foram investidos em um sistema de TV, no qual são informados em tempo real os horários dos ônibus, a previsão de chegada dos carros, informações sobre o clima, banners informativos e destaques do site.

A comunicação também não ficou de lado. Desde 2013 a Transa Transporte confia sua comunicação e marketing a OWL Interativa, uma empresa de marketing e comunicação 360º, que fica responsável pelas campanhas, artes, gerenciamento do site e perfis sociais, entre outros serviços de comunicação. O diretor da OWL, Rafael Moraes, considera que o investimento em marketing possibilitou que a empresa se relacionasse mais proximamente dos seus clientes e também auxiliou para que um outro lado da Transa Transporte, ligada a suas ações sociais, fosse conhecido pela população.

Rafael também conta que a qualidade é o DNA da empresa e isso é algo que a OWL busca transmitir em cada material produzido para a Transa Transporte. Ele destaca algumas campanhas desenvolvidas para a empresa, entre elas a “Vamos Muito Além da Qualidade em Transporte”, que apresentou por meio de relatos de responsáveis por projetos sociais da cidade a importância do apoio que a Transa Transporte vem dado a esses projetos.

“Trouxemos os parceiros de colégios e instituições com seus depoimentos e isso foi bacana. As campanhas relacionadas ao trânsito, assim como o maio amarelo tiveram uma adesão significativa com a população. O dia Nacional do Trânsito também foram campanhas que a população abraçou, assim como toda equipe e principalmente os motoristas que participaram das panfletagens”, conta Rafael.

Outro grande passo da empresa na aproximação com os clientes foi dado em 2014 com o lançamento do aplicativo “Transa Transporte” para dispositivos móveis com sistema operacional Android. Com ele os clientes podem consultar os horários de todas as linhas, acompanhar as postagens da empresa na rede social e ainda podem conferir a previsão de chegada dos ônibus no terminal. Tudo isso de forma rápida, prática e gratuita.

Vagner Lima, diretor de desenvolvimento da Soul Systems, empresa que criou o app, explica que o aplicativo foi uma solução moderna diante das mudanças e avanços da comunicação e que com o software a informação sobre os horários ficou mais pessoal para os clientes.

“Percebemos que, apesar dos esforços da Transa em disponibilizar suas informações por meios digitais, através do seu site e das redes sociais, as pessoas ainda não tinham acesso a essas informações de um jeito pessoal. O aplicativo preencheu esta lacuna, disponibilizando a informação essencial (horários) aos usuários em qualquer lugar, mesmo sem conexão com a internet”, avalia Vagner Lima.

Na loja de aplicativos, Google Play, o app “Transa”, já contabiliza mais de 20.000 downloads desde seu lançamento na plataforma. A aprovação dos usuários é bem alta. Das 5 estrelas, o app tem pontuação média de 4,6 estrelas. Lima acredita que a facilidade de uso é o principal motivo para que ele tenha essa boa aceitação entre os usuários.

“Ao desenvolvermos o app, a nossa equipe se preocupou principalmente na usabilidade. O aplicativo deveria ser fácil de utilizar, acessível desde uma criança até um idoso. Um dos motivos do tamanho sucesso do app, e pelo qual ele é tanto elogiado, é justamente a facilidade de uso e o acesso às informações sem nenhuma ‘burocracia’”, afirma Vagner Lima.

O objetivo de oferecer um aplicativo que seja rápido e pratico deu certo, é o que podemos perceber pelo relato da cliente, Karen Cristine Cordeiro Nunes da Costa, que utiliza diariamente o app para ver os horários dos ônibus. “O aplicativo no celular auxilia muito para você saber dos horários. Eu utilizo bastante para conferir os horários e a previsão do terminal, tudo isso dá pra ver pela internet”.

No próximo capítulo, o último de nossa web-série, vamos conhecer o que esses 40 anos da Transa Transporte representam para seus colaboradores, como os clientes enxergam a empresa, os principais desafios a serem enfrentados na atualidade e quais são os desejos para os próximos anos da empresa. Aguardamos você na última parada da nossa história!

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  1. […] nossa próxima parada, no capítulo 6, da nossa web-série você vai conhecer um pouco mais sobre os investimentos em tecnologia que a […]

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