Qual a diferença entre linha urbana e linha intermunicipal?

Qual a diferença entre linha urbana e linha intermunicipal?

Quem utiliza o transporte coletivo provavelmente já deve ter ouvido falar nos termos linha urbana e linha intermunicipal. Mas, será que você sabe exatamente o que eles significam? Caso sua resposta seja “não”, é bom dar uma conferida nesta matéria, pois vamos explicar as principais diferenças entre esses dois tipos de serviços de transporte.

Quais as diferenças?

Linha urbana

As linhas urbanas são aquelas em que os veículos trafegam dentro do município, isto é, transportam os passageiros dos bairros até o terminal. São os casos das linhas Moura Brasil, Pilões, Monte Castelo, etc.

Note que neste caso os ônibus possuem números de linhas ( ex: 101 – Moura Brasil) e os veículos também seguem o padrão da empresa de ônibus. No caso da Transa Transporte, foi adotado o prefixo 7.

Linha intermunicipal

Já as linhas intermunicipais são aquelas que os veículos trafegam de um município a outro, ou seja, ligam uma cidade a outra. É o caso das linhas de Três Rios x Levy Gasparian e Três Rios x Afonso Arinos.

Neste caso, os ônibus possuem número de linha diferente e os carros possuem prefixos diferentes. Isso acontece porque para que seja possível realizar o serviço, a empresa de ônibus deve seguir regulamentações e regras diferentes das linhas urbanas. Uma dessas regras é justamente a que faz com que esses veículos tenham essa identificação diferente.

Por dentro da numeração

Essa identificação da linha intermunicipal é definida pelo DETRO (Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro). Neste caso, os números 700,701,702… são substituídos por outra série de números composta pelos seguintes dados: RJ (sigla do estado) e pelos números 164 (número de registro da empresa no órgão) e o número do ônibus, que deve ser sequencial de acordo com a quantidade de ônibus registrados naquele órgão, por exemplo: Ex. 164.001, 164.002, 164.003…

O DETRO também determina o código que identifica a linha intermunicipal. Nesse caso, a identificação é feita por uma letra e o número, por exemplo, P530 Três Rios x Afonso Arinos.

Agora você já sabe a diferença entre esses dois tipos de linhas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.