Relíquias-da-Transa-Transporte-Micro-ônibus

Relíquias da Transa Transporte: Marcopolo Senior – 2001

Hoje é dia de conhecermos um pouco mais sobre os ônibus que fizeram parte da nossa frota.  Na parada de hoje da série “Relíquias da Transa Transporte” vamos relembrar dos micro-ônibus da série Senior. Eles ganharam as ruas da cidade em 2001 e até hoje habitam a memória da população.

O Marcopolo Senior

A linha Senior foi criada originalmente em 1983 pela Marcopolo. Ela foi criada para suprir a necessidade de transporte para turismo e fretamento de pequenos grupos de pessoas. O modelo Senior, veio substituir a linha Marcopolo Júnior.

O primeiro modelo trazia um design mais “quadrado”, algo bem característico da época. Essa linha era seguida nas janelas, portas, faróis e para-brisas. Ele foi encerrado em 1989, quando foi substituído pela nova geração do modelo.

Chegada a Transa Transporte

Os micros adquiridos pela Transa Transporte em 2001 tratavam-se da quarta geração da linha. O Senior 2000, inaugurou – assim como os Viales –  a nova identidade visual da empresa.

Eles se diferenciavam não só pelo seu tamanho reduzido. Os micro-ônibus tinham uma linha de design arredondada, refinada e ao mesmo tempo robusta.

Relíquias da Transa Transporte: Marcopolo Senior – 2001

Os micros da série Senior atendiam as linhas dos bairros Ataulfo, Santa Cecília e Caixa D´Água.

Um diferencial dos três modelos adquiridos eram que eles possuíam chassis da Volkswagen, ao contrário de toda a frota que era composta por carrocerias da Marcopolo, com chassis da Mercedes-Benz.

Com esses carros, a Transa Transporte tinha o objetivo de atender com maior praticidade os moradores das linhas Ataulfo, Santa Cecília e Caixa D´Água. Na época, as ruas eram muito estreitas e íngremes, o que tornava complicado o acesso com um ônibus convencional.

Fim da linha

No entanto, apesar da praticidade desses veículos menores para circularem por ruas mais estreitas e locais elevadas, a quantidade de assentos disponíveis não era suficiente para atender a demanda dos moradores dos bairros atendidos pelos micro-ônibus. Sem falar que a manutenção desses veículos era diferenciada dos demais veículos. Por esses motivos, esses modelos foram substituídos por outros ônibus urbanos de tamanho normal, facilitando o deslocamento dos passageiros.

Como segue a linha Senior

A linha segue em desenvolvimento pela Marcopolo em novas versões diferenciadas. Ela conta com opções para transporte de estudantes e para transporte de passageiros em linhas interestaduais e de turismo.

Gostou de saber um pouco mais destes modelos? Então, não perca a última parada da nossa série. Vamos apresentar as características do Marcopolo Torino 2007. Até breve!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.