Tire suas dúvidas sobre a gratuidade no transporte coletivo

O direito a gratuidade no transporte coletivo é garantido por leis municipais, estaduais e federais. Apesar disso, muita gente tem dúvida sobre quem tem direito e como usufruir desse benefício. Pensando nisso, separamos algumas perguntas e respostas para tornar mais fácil o entendimento do assunto:

Perguntas e respostas sobre a gratuidade:

– Quem tem direito a gratuidade no transporte coletivo?

Podem embarcar pela porta da frente e estarão isentos do pagamento da tarifa: idosos maiores de 65 com documento de identificação; pessoas com deficiência, sendo necessário apresentar a carteira de deficiente físico; estudantes da rede pública de ensino, devidamente uniformizados e com a carteira de estudante; policiais militares e guardas municipais uniformizados e carteiros em horário de trabalho e uniformizados.

-Idosos precisam de carteira de gratuidade?

Não, idosos acima de 65 anos tem acesso gratuito ao transporte coletivo. Basta embarcar pela porta da frente, portando documento de identificação com foto.

– Quem precisa apresentar a carteira?

Existem duas carteiras aceitas que permitem a gratuidade no transporte: a carteira de estudantes e de deficientes físicos.

– Onde é feita a carteira de estudante?

As carteiras de estudantes são confeccionadas pela Transa Transporte. Para fazer a carteirinha, basta que o responsável pelo aluno compareça a nossa sede portando os seguintes documentos: comprovante escolar, comprovante de residência e duas fotos 3×4.

-Onde posso utilizar a carteira de estudante?

O aluno só pode utilizar a carteira em dias de aula no deslocamento residência-escola-residência. Vale lembrar que no documento está informado o horário de validade da carteirinha.

– Onde faço a carteira de deficiente?

Este documento é confeccionado pela Secretaria do Idoso e Pessoa com Deficiência. O interessado deve levar a seguinte documentação a Secretaria do Idoso e Pessoa com Deficiência: foto 3×4, RG, CPF, laudo médico do ano, comprovante de residência e cartão SUS.

– Toda carteira de deficiente contempla acompanhante?

Não, neste caso o exame médico definirá se existe necessidade de acompanhante.

– As carteiras possuem validade?

Sim, é preciso ficar atento as datas de renovação dos documentos para continuar usufruindo da gratuidade. As carteiras de estudante são renovadas semestralmente.

As carteiras de deficientes são renovadas anualmente, mas em casos de doenças crônicas a validade é estendida para cinco anos.  É preciso ficar atento as chamadas para troca das carteiras.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da conversa?
Sinta-se a vontade para comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *