Todos nós podemos fazer mais pelo trânsito

Nesta terça-feira, dia 25, é celebrado o Dia Nacional do Trânsito. A data faz parte da Semana Nacional do Trânsito, uma campanha que visa conscientizar a sociedade sobre a boa conduta no trânsito. Afinal, é importante que todos façam sua parte para reduzir os números de acidentes nas vias de todo país. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o trânsito brasileiro é o quarto mais perigoso do continente americano. Tendo esse panorama, torna-se fundamental ações que incentivem a população a se engajar neste tema.

Qual a minha contribuição para fazer do trânsito um local seguro para todos?

Condutores de veículos automotores, ciclistas e pedestres são parte importante para reduzir as estatísticas. Afinal, todos fazem parte do que definimos como trânsito, portanto, são também parte da solução. Pensando nisso, listamos 5 dicas de segurança viária.

1 – Obedeça a sinalização

É importante que os condutores de veículos e pedestres estejam sempre atentos a sinalização para evitarem fazerem manobras ou atitudes arriscadas. A segurança no trânsito começa sempre por atitudes seguras de todos que utilizam as vias, por isso, obedeçam a sinalização e estacionem apenas onde for permitido, não faça ultrapassagens onde isso é proibido, utilize sempre as passarelas, etc.

2 – Sempre respeite a faixa

Essa é uma dica de ouro para motoristas, condutores de veículos não automotores e pedestres. Sempre respeitem a faixa de pedestres, permitindo que os pedestres possam atravessa-la em segurança.

Do mesmo modo, os pedestres devem utilizá-la sempre que precisarem atravessar uma rua.

3 – Não beba se for dirigir

O consumo de álcool e direção é uma combinação muito perigosa. Estudos comprovam que o álcool no organismo afeta as funções motoras, reduzindo os reflexos e afetando outras áreas do sistema nervoso central, o que pode ocasionar risco para o motorista e para os demais que estejam na via.

Se for beber, não dirija. Opte por utilizar meios de transporte coletivo ou táxis, por exemplo.

4 – Não se distraia ao volante

As distrações ao volante também são causas frequentes de acidentes de trânsito, desde simples arranhões na lataria a atropelamentos e grandes colisões. Por isso, nada de usar o celular, ficar mexendo no rádio ou mesmo bater aquele papo animado. O condutor deve ter atenção máxima na direção.

5 – Não atravesse no sinal vermelho

Essa é uma dica pra lá de importante. Respeitar os sinais de trânsitos é fundamental para reduzir os índices de acidentes e mortes no trânsito. Cada uma das pessoas que estão no trânsito deve aguardar sua vez e seguir o que sendo exibido no semáforo.

Pedestres jamais devem atravessar quando não é sua vez, assim como os veículos não podem fazer o mesmo quando o sinal estiver vermelho para eles.

Seja consciente e respeite as leis de trânsito. Preserve a sua e as demais vidas!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.