Transa Transporte apoia o projeto social "Judô no Batalhão"

Transa Transporte apoia o projeto social “Judô no Batalhão”

Você pode até não conhecer, mas existe uma série de projetos sociais realizados na cidade que visam transformar para melhor a nossa sociedade. A Transa Transporte está sempre atenta a essas boas iniciativas e tem apoiado ao longo dos anos vários destes projetos na cidade. Um desses projetos é o “Judô no Batalhão”, no qual a empresa é parceira e auxilia para que os alunos possam frequentar as aulas.

O projeto “Judô no Batalhão”

O projeto, coordenado pelo 3º sargento Silva Costa e pelo 3 º sargento Frederico, existe há um ano e surgiu a partir da parceria entre o Batalhão da Polícia Militar e a prefeitura de Três Rios, juntamente com o Governo Federal e a Universidade Federal Fluminense (UFF). Objetivo é a promoção da prática esportiva para melhorar a qualidade de vida das crianças.

Atualmente fazem parte desta iniciativa 108 alunos, entre meninos e meninas, com faixa etária variando de 3 a 21 anos. As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, com turmas iniciando a partir das 08h30, indo até às 16h. Cada aula tem duração de 1 hora.

A Transa Transporte também apoia o projeto fornecendo passes para os alunos e seus responsáveis para que estes possam comparecer às aulas.  O Sargento Costa conta que essa parceria com a Transa Transporte é fundamental para o projeto. “É uma parceria maravilhosa e sem ela nós não poderíamos alcançar tantas pessoas, por que o batalhão fica no bairro Santa Terezinha e nós temos alunos que moram no Habitat, por exemplo. Se a gente não tivesse esse apoio da Transa Transporte não seria possível que alguns desses alunos pudessem se deslocar para participarem”, explica.

Resultados positivos

A pratica esportiva tem trazido resultados muito positivos para os alunos. Quem afirma isso é uma das mães de um dos alunos. A professora aposentada, Adriana Dias Maia, conta que seu filho, Miguel Resche Maia da Silva, de 9 anos, tem melhorado sua sociabilidade e disciplina com as aulas de judô.

“Ele já é uma criança sociável, mas com essas aulas ele ficou ainda mais integrado. Ele também fez novas amizades. Sem falar na disciplina, que é cobrada aqui nas aulas”, avalia.

Pequenos prodígios 

Responsável pelo treinamento dos alunos, Denis de Toledo Ribas é professor e faixa preta do 3º dan. Ele explica que a prática esportiva do judô traz uma série de benefícios para o desenvolvimento físico e social dos pequenos.

“O judô, principalmente, na chamada primeira idade ele é muito importante para desenvolver a coordenação e o déficit cognitivo que a criança tem. Dessa forma, a criança passa ter noção de direita e esquerda e maior controle motor. Isso é conseguido através de exercícios físicos e dos jogos lúdicos – ou jogos de combate, no judô, sempre respeitando a individualidade e dificuldade que cada um tem”, pontua.

Em suas aulas, Denis já notou que alguns alunos tem um verdadeiro talento no esporte e podem até mesmo participar de competições na cidade. “Eu tenho alunos aqui do projeto que já apresentam um resultado extremamente satisfatório para um ano de judô. Eu pretendo coloca-los em competições aqui em Três Rios”, conta.

Como participar

Para participar, basta realizar a inscrição na sede do 38º Batalhão da Polícia Militar de Três Rios. Tanto a inscrição como a participação são gratuitas.

As aulas são abertas a meninos e meninas a partir dos 3 anos de idade. A idade máxima para ingresso nas turmas é de 21 anos.

 

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.