Colaboradores da Transa Transporte participam de treinamento da nova equipe da CIPA.

Transa Transporte realiza treinamento para nova turma da CIPA

Durante essa semana, de 23 a 27, a Transa Transporte estará realizando um treinamento interno para formação da nova equipe da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). O novo grupo, formado por 15 colaboradores de diversos setores da empresa se reunirão no auditório para receber uma capacitação voltada às questões de segurança e saúde.

Treinamento da nova turma da CIPA

À frente dos encontros está o técnico em segurança do trabalho, Gilmar Beviláqua. Ele conta que o intuito das reuniões é o de preparar os colaboradores para que estes possam identificar situações de risco e auxiliar na proposição e implantação de medidas de segurança e conscientização.

“Com esse treinamento os participantes vão ampliar a visão deles sobre os setores. O foco é que eles tenham maior atenção aos detalhes para verificar se há algum tipo de risco, se há algo que venha resultar em um acidente ou causar algum dano a saúde”, explica Gilmar.

Programação

Os assuntos abordados ao longo da semana serão pautados em cima do que diz a Norma Regulamentadora 5 (NR-5). O que inclui tratar sobre o que é a CIPA, o papel dos agentes da CIPA, primeiros socorros, etc. Além disso, alguns temas relacionados à saúde, como as DSTs, também terão seu momento e serão discutidas no último dia.

“Todos os temas são pertinentes a NR-5, mas também teremos espaço para o diálogo. Vamos ter momentos para falar sobre alguns outros assuntos relacionados, relembrar algumas questões e situações. Na verdade, acaba se tornando um trabalho mútuo em equipe”, destaca.

O auxiliar de viagens, Lucas Cezário, está participando pela primeira vez da equipe da CIPA. Ele avalia que a realização do treinamento por parte da empresa é positiva, uma vez que, promove uma conscientização sobre a segurança pessoal e coletiva.

“Eu gostei dessa iniciativa da Transa Transporte, é um trabalho muito importante. Já neste primeiro dia a minha visão sobre os assuntos foi mudada. Eu pretendo colocar em prática o que tenho visto nas apresentações para sempre estar atento com a minha segurança, a dos meus colegas e dos clientes”, afirma Lucas.

Alexandre Pinheiro Garcia, motorista da Transa Transporte, está compondo a equipe da CIPA pela segunda vez. Na edição anterior, ele se candidatou a participar e foi eleito presidente da Comissão. Neste ano ele está de volta e bastante motivado.  Tanto é que Alexandre incentiva que seus colegas de trabalho participem das reuniões.

“Recomendo a CIPA para os meus companheiros de trabalho porque esse curso é de grande aprendizado para todos nós. Todos da empresa deveriam fazer”, destaca Alexandre.

Os treinamentos serão realizados até a sexta-feira, dia 27, às 16h30, no auditório da Transa Transporte. Os demais colaboradores que se interessarem podem acompanhar livremente a capacitação.

 

 

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da conversa?
Sinta-se a vontade para comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *