Vamos fazer mais pela segurança no trânsito

Durante todo esse mês de maio, uma mobilização internacional tem a importante missão de conscientizar, dialogar e discutir a segurança no trânsito em todas as esferas da sociedade, sim, estamos falando do Maio AmareloO tema da mobilização é de grande importância devido ao grande número de acidentes nas vias de todo globo, onde indivíduos, sejam eles condutores de veículos ou pedestres, se ferem nas ruas ou até mesmo perdem suas vidas. Por isso, é importante que todos se engajem nessa causa e façam o seu melhor para termos um transito mais seguro. Nesta matéria vamos listar 5 dicas para aumentar a sua segurança nas ruas, não deixe de conferir.

1 – Obedeça a sinalização

É importante que os condutores de veículos e pedestres estejam sempre atentos a sinalização para evitarem fazerem manobras ou atitudes arriscadas. A segurança no trânsito começa sempre por atitudes seguras de todos que utilizam as vias, por isso, obedeçam a sinalização e estacionem apenas onde for permitido, não faça ultrapassagens onde isso é proibido, utilize sempre as passarelas, etc.

2 – Sempre respeite a faixa

Essa é uma dica de ouro para motoristas, condutores de veículos não automotores e pedestres. Sempre respeitem a faixa de pedestres, permitindo que os pedestres possam atravessa-la em segurança.

Do mesmo modo, os pedestres devem utilizá-la sempre que precisarem atravessar uma rua.

3 – Não beba se for dirigir

O consumo de álcool e direção é uma combinação muito perigosa. Estudos comprovam que o álcool no organismo afeta as funções motoras, reduzindo os reflexos e afetando outras áreas do sistema nervoso central, o que pode ocasionar risco para o motorista e para os demais que estejam na via.

Se for beber, não dirija. Opte por utilizar meios de transporte coletivo ou táxis, por exemplo.

4 – Não se distraia ao volante

As distrações ao volante também são causas frequentes de acidentes de trânsito, desde simples arranhões na lataria a atropelamentos e grandes colisões. Por isso, nada de usar o celular, ficar mexendo no rádio ou mesmo bater aquele papo animado. O condutor deve ter atenção máxima na direção.

5 – Não atravesse no sinal vermelho

Essa é uma dica pra lá de importante. Respeitar os sinais de trânsitos é fundamental para reduzir os índices de acidentes e mortes no transito. Cada uma das pessoas que estão no trânsito deve aguardar sua vez e seguir o que sendo exibido no semáforo.

Pedestres jamais devem atravessar quando não é sua vez, assim como os veículos não podem fazer o mesmo quando o sinal estiver vermelho para eles.

Seja consciente e respeite as leis de trânsito. Preserve a sua e as demais vidas!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.