O que você precisa saber sobre o Horário de Verão 2018

O que você precisa saber sobre o Horário de Verão 2018

O horário de verão não é uma unanimidade entre a população. Enquanto uns aguardam ansiosamente por ele, outros “torcem o nariz” assim que o assunto é mencionado. Tanta discordância fez com que o fosse discutido no Senado a continuidade ou não do horário de verão. Por enquanto, o que se tem decidido que o horário de verão continua.

Cronograma do horário de verão

Na edição deste ano houveram algumas mudanças, a definição da data de início causou um pouco de confusão. Normalmente o horário de verão é adotado no terceiro domingo de outubro, mas desta vez, ele começou mais tarde, no dia 4 de novembro.

A escolha pela data de 4 de novembro foi motivada após um pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para evitar problemas durante as eleições em caso de segundo turno. O pedido foi aceito e logo após houve uma nova mudança de planos por conta de um pedido do Ministério da Educação (MEC), pois neste mesmo dia ocorrerão as provas do Enem, o que pode prejudicar os candidatos. Apesar de ter sido aceita, o governo voltou atrás e manteve a data de 4 de novembro.

Tanto vai e vem causou alguns transtornos. Os sistemas informatizados que atualizam automaticamente as horas em smartphones, celulares, notebooks e outros dispositivos acabaram adiantando seus relógios em uma hora, confundindo seus usuários.

Como se adaptar?

– Para evitar a falta de disposição para acordar no dia seguinte é indicado que você altere seus hábitos e tente ir para cama, pelos menos, duas horas mais cedo. Como seu corpo não estará acostumado a dormir nesse horário é provável que você não pegue no sono de imediato. No entanto, o clima de relaxamento pode induzir o sono.

– Outra dica importante para não se atrasar é preparar o que você vai vestir e os seus materiais de trabalho com antecedência. Organize tudo isso de um dia para o outro e evite perder tempo procurando o que vestir e os seus instrumentos de trabalho nos últimos minutos.

– É comum que depois de alguns dias o seu corpo comece a se adaptar e logo surgem aqueles convites para o happy hour. É nesse momento que você deve abrir o olho e evitar passar do horário e sofrer no dia seguinte. Pode se divertir, mas nada de virar a noite.

– Pegue leve também com a alimentação. Evite fazer refeições pesadas antes de dormir. O consumo de alimentos considerados “pesados” faz com que seu organismo leve um tempo maior para digeri-los.

– Evite as bebidas estimulantes, como café e energéticos, pois eles irão te manter desperto por mais tempo.

– Hidrate-se bem, repouse, e evite estímulos excessivamente estressantes.

– Medite e pratique técnicas de relaxamento e gerenciamento do estresse.

Seguindo essas dicas sua adaptação será mais rápida e tranquila.

Quais estados adotaram o horário de verão?

No último sábado, moradores dos seguintes estados adiantaram seus relógios em uma hora: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Save the date

Se você prefere o horário normal, é bom marcar na sua agenda a data do dia 17 de fevereiro, pois é neste dia que o horário de verão chegará ao fim.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.