Você sabe o que acontece com nossos pneus velhos?

O descarte incorreto de pneus traz diversos transtornos ao meio ambiente e, consequentemente para a população. Infelizmente, é comum que os pneus sejam queimados, o que acaba liberando uma grande quantidade gases tóxicos na atmosfera, ou depositados em lixões ou terrenos abandonados. Quando jogados na natureza, os pneus demoram muitos anos para se decompor. Além de servirem como foco de criação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti. A reciclagem do material é melhor alternativa para minimizar os impactos ambientais.

Na Transa Transporte, a utilização dos pneus é feita de forma otimizada, para que seu ciclo de vida útil seja melhor aproveitado. O gerente de manutenção, Sérgio Lardosa Cocchi, explica que os pneus utilizados pela empresa passam por um sistema de rodízio a cada 7.500km – nos pneus dianteiros e 15.000 km nos pneus traseiros, com intenção de que o material se desgaste por igual. “Os pneus acabam sendo gastos de forma errada, então, por exemplo, os pneus dianteiros esquerdos a cada 7.500 km são trocados de posição, indo para a roda dianteira direita. Isso faz com que o pneu tenha um gasto correto e uniforme”.

Os pneus que não servem mais para o uso são enviados para Juiz de Fora – MG, onde são reciclados por uma organização terceirizada e devidamente legalizada para realizar a tarefa.

Ações verdes

A Transa Transporte é uma empresa preocupada e engajada na causa ambiental, sendo este um dos temas abordados no projeto O Transporte Coletivo É Nosso, no qual são promovidas visitas dos alunos da rede pública de ensino para momentos de aprendizado sobre educação no trânsito, conceitos de coletividade, respeito ao próximo, preservação ambiental e cidadania.

Na sede da empresa também é disseminado o uso da coleta seletiva do lixo. A empresa implantou lixeiras para cada tipo de material reciclável para que o lixo seja descartado de forma correta.

Todos os ônibus da frota possuem a certificação Selo Verde, garantindo que a emissão de gases e a poluição sonora estejam em conformidade com os padrões permitidos pelos órgãos regulamentadores.

Vale lembrar também que na semana passada a empresa instalou um coletor de pilhas e baterias, próximo a sua Central de Relacionamento Com o Cliente, no terminal de transbordo, localizado no centro, facilitando o processo de descarte correto das pilhas e baterias por parte da população.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *