3 dicas para uma boa convivência nos ônibus

Se deslocar de um ponto a outro utilizando o transporte coletivo faz parte do dia a dia de boa parte da população. Diariamente milhões de brasileiros seguem em direção ao trabalho, a escola, faculdade ou para opções de lazer. Desse modo, é importante que dentro dos veículos os passageiros tenham consciência que nesse espaço terá de adotar atitudes que prezem pela boa convivência durante o período em que estiverem no veículo. Preparamos uma lista com algumas dicas para essa finalidade, confira!

1 – Música só no fone de ouvido

Por mais que você tenha um apurado gosto musical, ele pode não ser o mesmo compartilhado pelos demais passageiros. Por isso, não deixe de carregar em sua bolsa ou mochila os fones de ouvido, assim você pode ouvir a trilha sonora da sua viagem com mais conforto e privacidade.

Em Três Rios, existe a lei municipal nº 4149 que proíbe a utilização de aparelhos sonoros dentro dos veículos de transporte coletivo municipais sem a utilização de fones de ouvido. Quem descumprir a norma estará sujeito a uma multa de 10 UFMTR.

2 – Mochila sob os pés

As mochilas são muito úteis para não termos que carregar nossos materiais de trabalho ou escola nas mãos, o que seria complicado quando embarcamos no ônibus em horários de pico. No entanto, as mochilas dentro dos ônibus também acabam se tornando motivo de reclamação, pois elas acabam atrapalhando a circulação de pessoas.
Recomendamos que os passageiros coloquem as mochilas sob os pés para contornar esse problema. Dessa forma, o corredor ganha mais espaço e facilita que os demais passageiros possam circular.

3 – Evite falar alto no celular

Conversar com quem a gente gosta é muito bom, não é? Porém devemos tomar o cuidado de não se animar muito na conversa em locais compartilhados, pois isso gera um incomodo.

Para evitar olhares tortos ou reclamações, nada de exageros nas suas conversas ao telefone. Fale em um tom moderado em que você e o seu contato possam ouvir um ao outro sem problemas, mas que também não incomode os demais.

Seguindo essas pequenas dicas, o seu trajeto até o seu destino vai ser bem tranquilo e agradável.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.