Como é feita a manutenção preventiva?

Quem tem um veículo próprio sabe que a manutenção é um cuidado pra lá de necessário. Afinal, é através dela que se evitam ou se corrigem falhas no seu meio de transporte. Isso não é diferente para os ônibus. A Transa Transporte sabe disso e leva esse procedimento muito a sério. Quer saber como? Então, não deixe de ler esta matéria.

Manutenção preventiva: como tudo começou

No ano de 1988 a Transa Transporte realizou algumas mudanças importantes na manutenção dos seus veículos. Foi instaurada a manutenção preventiva dos ônibus, garantindo que os veículos estivessem rodando em boas condições. Foi nesta época que o atual gerente de manutenção, Sérgio Lardosa Cocchi, ingressou na empresa. Ele recorda que essa preocupação em manter os ônibus em pleno funcionamento já existia dentro da empresa, porém ainda não estava devidamente formatado. A partir da sua entrada na organização, ele conseguiu alinhar e formalizar a manutenção preventiva dos veículos.

“Aqui não fazemos apenas manutenção corretiva, fazemos também a preventiva. Devido a nossa experiência a gente revisa os componentes de acordo com as quilometragens que nós já chegamos a conclusão que elas durem, com base no tipo de serviço que executamos. Então, a gente calcula esse período e faz uma média, aí fazemos uma revisão das peças e trocamos as que forem necessárias”.

No processo de manutenção preventiva, os veículos passam por uma revisão s cada 7.500 km rodados. Todas as peças e componentes são revistos, substituídos ou recalibrados. Neste momento, o ônibus fica fora de circulação e um outro carro reserva faz a linha, dessa forma, os horários são cumpridos normalmente.

Cada revisão realizada é devidamente registrada em um relatório, onde são discriminados tudo que foi feito no veículo. Cada ônibus da frota tem uma pasta com seu histórico de manutenção.

Preocupação ambiental

Vale destacar que nada na manutenção é descartado incorretamente na natureza, tudo é coletado por empresas credenciadas e legalizadas para descartar ou reciclar esses materiais. Ele cita alguns exemplos de materiais que são coletados para o descarte correto. “A lama que é gerada da lavagem da parte inferior dos ônibus é retirada por uma firma, nós também pagamos para outras empresas fazerem a coleta do óleo usado e de outros materiais. Nada é jogado fora, tudo é encaminhado para empresas credenciadas legalizadas para fazer o descarte ou reciclagem”.

Principais vantagens

1 – Redução nas falhas mecânicas

Com a manutenção preventiva conseguimos reduzir consideravelmente as falhas dos veículos. O veículo ao passar pela inspeção interna só é liberado até que todos os componentes que estão em vias de se tornarem gastos são substituídos antes mesmo do fim da sua vida útil. Dessa garantimos que o veículo que circula pelas ruas tem menos chances de quebrar.

2 – Menos poluição

Ao fazermos a revisão dos carros e dos componentes, é possível detectar problemas que ocasionem maior queima de combustível, o que gera mais fumaça preta. Com a manutenção preventiva podemos fazer as substituições de peças e componentes para que a emissão de poluição continue dentro dos padrões permitidos.

3 – Maior conservação da frota

A revisão preventiva evita que nossa frota sofra maior desgaste pelo tempo de uso. Isso é fundamental para que possamos operar com mais segurança, conforto e qualidade.

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