Conheça a história do primeiro ônibus a gasolina do Brasil

Conheça a história do primeiro ônibus a gasolina do Brasil

Você sabia que há 109 anos atrás, nas ruas do Rio de Janeiro circulava o primeiro ônibus movido a gasolina do Brasil? Pois é, esse foi um passo importante na modernização e popularização dos ônibus em nosso país. Quer saber mais como foi isso? Então não deixe de ler essa matéria.

O primeiro ônibus a gasolina do Brasil

De 1868 a 1908 os bondes foram a principal forma de transporte de passageiros no Rio de Janeiro, interrompendo a ascensão dos ônibus. No entanto, em 1908, chega a cidade o primeiro ônibus a circular em solo nacional a gasolina, iniciativa do empresário Octavio da Rocha Miranda, que conseguiu uma concessão para implantação provisória de uma linha de auto-ônibus trajeto que ligava a Praça Mauá ao Passeio Público.

A novidade do transporte coletivo foi fabricada com carroceria “Guy” e possuía motores alemães da “Damler”. Além disso, o veículo movido a bateria e gasolina, o que fazia com que ele produzisse pouca poluição sonora ou atmosférica.

O primeiro ônibus a gasolina do Brasil

A novidade do transporte coletivo foi fabricada com carroceria “Guy” e possuía motores alemães da “Damler”. Foto/ Reprodução: Extra Online

Uma curiosidade sobre esse veículo é que ele chegou ao Brasil três anos após ser lançado em Paris, na França.

Muito bacana, não é? Não deixe de acessar o nosso blog para acompanhar nossas matérias.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.