Existe diferença entre ponto e abrigo de ônibus?

Se você utiliza o transporte coletivo com frequência, provavelmente já ouviu os termos “ponto” e “abrigo” para se referirem aos espaços onde os ônibus podem parar para o embarque e desembarque de passageiros, não é verdade? Mas será que essas palavras realmente são sinônimos e se referem aos mesmos espaços? Vamos descobrir agora!

Existe diferença entre ponto ou abrigo?

Sim, existe diferença entre ponto de parada e abrigo. Por mais que em alguns lugares utilizem esses dois termos como sinônimos, essas palavras designam objetos diferentes.  De acordo com a definição do Transporte Urbano de Brasília (DFTrans), os pontos são “locais destinados aos veículos do Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal pararem para o embarque e/ou desembarque de passageiros ao longo de seus itinerários”.  Ou seja, locais onde os ônibus e demais meios de transporte coletivo podem parar para embarque e desembarque dos passageiros.

Os tais abrigos, dizem respeito a infraestrutura presente no ponto de parada para que os passageiros aguardem o seu veículo. O termo engloba os telhados e bancos que podem estar presentes, oferecendo mais conforto aos passageiros.

Em resumo

Ponto – Local de parada de ônibus identificado por placa.

Abrigo – Estrutura física presente no ponto para conforto do passageiro, ex: telhado e assento.

Ponto de ônibus com abrigo –  Ponto de parada de ônibus com estrutura para conforto do passageiro.

Agora ficou fácil compreender a diferença, não é mesmo?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *