inclusão-no-transporte-coletivo

Inclusão no transporte coletivo: o direito de ir e vir

Se você leu nossa última matéria, fizemos uma reflexão sobre dois desafios no transporte de pessoas. Como assunto é muito extenso e importante para uma discussão saudável, dividimos o artigo em dois para que possamos abordar também o tema da inclusão. Nas próximas linhas vamos ponderar um pouco sobre como esse direito é importante e benéfico.

Por que a inclusão é tão importante?

A Constituição Federal de 1988 declara que é imprescindível a garantia de que as pessoas portadoras de qualquer tipo de deficiência tenham direito a usufruir de todos os benefícios e direitos como qualquer cidadão.

Saindo do mérito legal, quando pensamos na inclusão social não podemos deixar de analisar essa questão do ponto de vista humano. Já pensou como é difícil para uma pessoa com deficiência se deslocar até uma unidade de saúde? Sem um veículo próprio é muito difícil seguir com o tratamento. Por isso, o acesso ao transporte coletivo é fundamental para que o indivíduo possa usufruir do seu direito ao atendimento médico e tenha mais qualidade de vida.

O que isso tem a ver com tolerância e respeito

Quando não compreendemos a necessidade do outro e colocamos as nossas como prioridade, corremos sempre o risco de faltar com o respeito e não praticar a tolerância com o próximo. Pensamento egoísta, não?

O outro lado da moeda

Já quando colocamos em prática nossa empatia, possibilitamos que as pessoas com necessidades específicas possam se desenvolver e se sintam mais pertencentes a nossa sociedade. É o caso do jovem Érico Carvalho, de 20 anos. Ele mora em Curitiba e é autista. Todos os dias ele utiliza o transporte coletivo porque ele ama ônibus e também para fazer o seu tratamento.

O contato social que Érico tem ao usar o transporte coletivo traz benefícios importantes, como explicou a terapeuta ocupacional Jamily Hamud ao portal do G1, que publicou uma matéria sobre o dia a dia do Erico – clique aqui e acesse a matéria. Jamily disse o seguinte:

“O uso do transporte público, podemos pensar em diversas questões que isso traria ao indivíduo: sua autonomia de ir e vir, sua socialização ao encontrar outras pessoas no ônibus e pelo caminho e sua independência, o que leva a uma melhor qualidade de vida”.

O que esperamos dessa reflexão?

Por fim, queremos que vocês, nossos passageiros, nos auxiliem para que possamos fazer do transporte algo mais acessível para todos. Nosso intuito é que todos utilizem os serviços e se sintam plenamente atendidos e respeitados. Contamos com você!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.