Ler no ônibus faz mal para a visão?

Ler no ônibus faz mal para a visão?

Ler é uma atividade recomendada para quem gosta de exercitar a imaginação, se atualizar dos acontecimentos e, de forma geral, aprender coisas novas. Tem gente que ama tanto os livros que não larga deles até mesmo quando está no ônibus. Mas, quem tem esse hábito provavelmente já foi repreendido por outras pessoas. Existe um mito de que ler no ônibus ou em outros veículos pode fazer mal para a visão. Será que isso é verdade? Vamos descobrir agora nesta matéria!

O que acontece quando lemos no ônibus?

Quem responde essa pergunta é o Hospital de Olhos de São Paulo. Eles publicaram um artigo pra lá de interessante sobre o tema e vamos explicar pra você direitinho o que realmente acontece.

Bom, ler no ônibus é uma habilidade que nem todo mundo consegue, pois é difícil se concentrar devido aos movimentos do veículo. Acontece que a leitura é feita normalmente quando estamos parados. Dessa forma, nosso cérebro consegue se concentrar apenas em acompanhar o que está nas páginas do livro.

Agora, quando lemos dentro de um veículo, o cérebro precisa fazer mais esforço. É que ele entende que você está em movimento, devido a trepidação do veículo, mas ao mesmo tempo ele precisa se concentrar na leitura.

Afinal, ler no ônibus faz mal ou não para os olhos?

O principal argumento de quem fala que não se deve ler nos ônibus é a possível descolamento da retina. No entanto, isso trata-se de um mito. O descolamento de retina pode ocorrer se houver um forte impacto próximo aos olhos.

A leitura no ônibus ou em qualquer outro veículo não causa dano algum a visão. No máximo pode causar uma fadiga temporária, devido ao esforço extra para manter a concentração.

Por tanto, caro leitor, se você tem esse hábito, pode ficar despreocupado, pois sua visão não será afetada. Pode ler tranquilamente no “busão”.  Aproveite e deixe sua sugestão de leitura nos comentários.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.