Mais 3 dicas para ter uma viagem tranquila nos ônibus

Aqui no blog, nós já demos algumas dicas para ter uma boa convivência durante sua viagem de ônibus, você se lembra? Pois bem, hoje, trouxemos mais três dicas para tornar seu deslocamento mais agradável, confira!

1 – Ceda seu lugar para pessoas com mobilidade reduzida

A regra da boa educação dentro dos veículos de transporte coletivo diz que idosos, gestantes, lactantes, pessoas com deficiência e pessoas acompanhadas por crianças de colo tem a preferência nos assentos.

Em nossos ônibus existem alguns assentos preferenciais para passageiros com mobilidade reduzida. Isso não quer dizer que os demais passageiros não possam utilizar os assentos preferencias na ausência de pessoas nessas condições. No entanto, contamos com a colaboração dos passageiros para que cedam o lugar no assento na presença de pessoas com mobilidade reduzida.

Mais do que um ato de gentileza, ceder o assento preferencial para pessoas nas condições acima mencionadas é um exercício de cidadania, uma vez que a destinação de assentos preferenciais é um direito assegurado por lei.

2 – Evite formar aglomerações

Aglomerações de passageiros em certas áreas do ônibus atrapalham bastante quem precisa entrar ou descer do veículo, pois dificultam a passagem.

É recomendável que os passageiros não se concentrem no meio ou na dianteira do ônibus, mas sim que ocupem o espaço do veículo como um todo. Dessa forma, os corredores ficam livres para a circulação de pessoas.
3 – Respeite o motorista e o auxiliar de viagens

Essa última dica, mas não menos importante, é fundamental para uma boa convivência no ônibus. Lembre-se que o motorista e o auxiliar de viagens são os profissionais responsáveis por conduzir o veículo e auxiliar os passageiros dentro dos ônibus e por isso merecem todo nosso respeito.

No fim, todas as dicas se resumem ao respeito ao próximo dentro do ônibus. Lembre-se que o ônibus é um veículo de transporte coletivo e desse modo temos que ter um comportamento social e responsável para que o nosso direito de ir e vir não afete o direito alheio. Por isso, o respeito deve vir em primeiro lugar!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *