PT7: 40 Anos e os Desafios da Atualidade

Encerrando a nossa web-serie sobre os 40 anos da Transa Transporte, hoje vamos descobrir o que esses 40 anos representam os colaboradores da empresa, como os clientes enxergam a empresa, os principais desafios a serem enfrentados na atualidade e quais são os desejos para os próximos anos da empresa. Preparado? Então, embarque conosco!

De 1977 para 2017, muita coisa mudou na empresa e em nossa sociedade.  A Transa sempre esteve atenta e procurou se adaptar a essas mudanças para oferecer um serviço de qualidade e condizente as demandas da população. Para se ter uma ideia do crescimento da empresa, se comparada ao início das atividades, podemos constatar através de alguns dados:

Quando a empresa foi aberta, eram apenas 73 colaboradores, sete linhas de ônibus e 23 veículos.  A população da cidade em 1970, de acordo com o censo do IBGE era de 55.871.

Atualmente a cidade possui uma população de 79.230, segundo estimativa do IBGE. Para dar conta de atender a esse número de clientes, a empresa conta com uma equipe de 320 colaboradores e uma frota de 60 ônibus, dos quais 52 são urbanos e 8 são intermunicipais.  Além disso, 50% da frota conta com veículos adaptados para cadeirantes.

Em números

São 855 horários diários, dos quais 717 são horários urbanos municipais e 138 intermunicipais nas linhas de Três Rios X Afonso Arinos. Por mês são transportados aproximadamente 600.000 passageiros, o que em um ano dá um total de 7.200.000 de passageiros por ano.

Legado

Ao longo desses 40 anos, a Transa Transporte fez e faz parte da vida de muitas pessoas, sejam eles clientes ou funcionários. Afinal, nesse período, diariamente a empresa esteve presente no dia a dia das pessoas e aos poucos essa relação cliente – empresa, colaborador – empresa foi ficando cada vez mais forte e hoje existe respeito e admiração mútua.

“Após iniciar suas atividades em abril de 1977, fui admitido para trabalhar na Transa em outubro do mesmo ano e tenho um grande prazer em dizer que, se Deus quiser, completarei 40 anos também em 2017. Acredito que tenha contribuído um pouco para que a empresa alcançasse seus objetivos e posso afirmar que muitas pessoas (diretoria e colegas de trabalho) contribuíram muito para o meu crescimento pessoal e profissional, com isso posso dizer que quando estou trabalhando sinto que estou em casa e que somos, apesar dos obstáculos, uma verdadeira família”, Johnny Schimitz, gerente administrativo.

“Todos esses anos na Transa significaram crescimento profissional e pessoal. Cheguei aqui aos 15 anos, ainda uma criança, portanto muito dos conceitos da minha vida adulta foram adquiridos aqui. Trabalhando na Transa criei minha família, cursei uma faculdade federal, melhorei como pessoa e profissional”, Edésio José Lima, gerente de operações.

“Utilizo os serviços há mais de 20 anos e acho ótimo. Não tenho nada a reclamar dos ônibus, dos motoristas, nem de auxiliar. Pelo contrário, muitos vêm reclamar comigo e eu defendo a empresa porque tem gente que reclama sem necessidade”, Ivete Bravo de Moraes, técnica de enfermagem, cliente da Transa Transporte.

“Admiro a empresa, eu acho que eles [os colaboradores] têm uma capacidade incrível de lidar com os passageiros, eles nos consideram como se fossemos uma família para eles. A qualidade do serviço é notável, os ônibus são limpos e o transporte é pontual”, Karen Cristine Cordeiro Nunes da Costa, estudante, cliente da Transa Transporte.

“Várias outras empresas que eu já utilizei não prestam um serviço igual ao da Transa, é um serviço muito bem prestado. Se um ônibus quebrar tem outro chegando em poucos minutos, em outras empresas não há outros carros e você tem que esperar horas pelo próximo horário, por outro veículo”, Maria Helaine Cordeiro Nunes da Costa, funcionária pública da Prefeitura Municipal de Comendador Levy Gasparian, cliente da Transa Transporte.

Esses relatos de colaboradores e clientes são um dos maiores reconhecimentos que a empresa pode receber pelos seus 40 anos. Tanto carinho e respeito refletem que o caminho trilhado lá em 1977 valeu muito a pena.

Desafios da modernidade

Durante toda a sua história, a Transa Transporte sempre superou os mais diversos desafios e isso continua sendo uma verdade. Afinal, nossa realidade é dinâmica e está em constante construção. Se compararmos os desafios iniciais da empresa com os de agora veremos que muita coisa mudou nesses 40 anos. Se no início havia falta de confiança nas empresas de ônibus, veículos antigos, falta de postura profissional dos colaboradores e dificuldades técnicas, pode-se afirmar com toda certeza que esses problemas ficaram no passado.

Como vimos ao longo desta web-série, a empresa passou por uma série de transformações internas e externas. Hoje, os principais desafios que a empresa possui estão relacionados com sua proposta de oferecer um serviço de qualidade. Manter essa missão continua sendo o maior desafio, uma vez que a cidade passou por algumas mudanças, entre elas uma onda de crescimento populacional, abertura de novos postos de trabalho, entre outros fatores que alteraram o panorama da cidade e lançaram novas demandas a empresa.

O motorista Alexandre Pinheiro Garcia, que faz parte da Família Transa Transporte há 4 anos, conta que o crescimento populacional da cidade foi perceptível e por isso é preciso ter certos cuidados para lidar com o público. “A população aumentou muito e a cidade também cresceu, então vieram muitas pessoas de outras cidades para trabalhar aqui, então você está lidando com diversos tipos de pessoas, no fim é um grande aprendizado essa experiência”, pontua.

Foi pensando nessa realidade que a Transa Transporte promove regularmente treinamentos internos de pessoal para prepara-los para lidar com as mais diversas situações, reforçando o papel de cada um na resolução de conflitos e como prestar o melhor serviço possível, zelando sempre pela boa apresentação, pontualidade, etc.

Outro desafio a ser superado pela empresa foi em relação ao reajuste da tarifa municipal, que não passou por reajustes nos últimos 8 anos. Somente em março deste ano que a empresa conseguiu um reajuste mais adequado as novas necessidades. Sem esse reajuste da tarifa seria praticamente impossível continuar prestando um serviço de qualidade, pois o que era arrecadado com a tarifa era insuficiente para cobrir todos os custos da empresa, devido ao aumento dos preços de componentes, reajustes salariais, impostos, etc.

Um fator que também agravou a situação financeira da empresa foi a diminuição do número de passageiros ao longo dos anos, que somado ao valor desatualizado da tarifa, impediu que novos investimentos em tecnologia, em projetos socioculturais e na manutenção de uma série ações da empresa para com seus colaboradores e com a sociedade tivessem continuidade.

Os próximos quilômetros

Para os próximos anos a expectativa é que tudo seja melhor para a empresa e para o país. Por parte de toda a Família Transa Transporte o desejo é que a empresa possa crescer, ofertando melhores condições para seus colaboradores, continuar investindo em ações de responsabilidade socioambiental, investir na renovação da frota, entre outras ações que possam continuar com a qualidade da empresa.

“Esperamos do futuro o melhor sempre! Com a ajuda de Deus e com a nossa equipe unida e fortalecida”, deseja Virgínia Cassini, diretora/psicóloga.

Esperamos que juntos possamos escrever os próximos capítulos da nossa história e que daqui a 40 anos tenhamos muito mais lembranças para recordar. Agradecemos a você, caro leitor, pela sua companhia durante essa semana, sendo nosso convidado a revisitar nossa história. Esperamos que tenha gostado desta web-série tanto quanto nós gostamos!

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