A saúde do homem em foco: Novembro Azul

O mês de outubro chegou ao fim e com ele se encerra a campanha Outubro Rosa, mas quem pensa que se encerram as temáticas sobre os cuidados com a saúde se engana. Neste mês de novembro que se inicia, é a vez de falar da saúde dos homens, através da campanha Novembro Azul.

A campanha Novembro Azul

A campanha Novembro Azul surgiu com o objetivo de conscientizar a população o câncer de próstata, destacando o papel fundamental da prevenção para ampliação das chances de cura á partir do diagnóstico precoce.

De acordo com o Instituto Lado a Lado pela Vida, que iniciou a campanha no Brasil, diversas ações são desenvolvidas para alertar a população sobre a importância da mobilização. Por todo o país, são realizadas palestras, distribuição de panfletos, entre outras ações de apoio a causa, como a iluminação azul em monumentos e prédios públicos e privados, lembrando a sociedade sobre a campanha.

Em Três Rios, a Transa Transporte é uma das empresas engajadas na causa. Prova disso é que desde o mês passado os ônibus da empresa circulam com um laço nas cores rosa e azul, fixados nos para-brisas dos veículos. O laço simboliza as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, respectivamente.

O câncer de próstata

Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma.

O Instituto estima que no ano passado foram diagnosticados 61.200 novos casos da doença no Brasil.

Como se prevenir?

É possível prevenir o câncer de próstata tomando alguns cuidados com a saúde. O INCA recomendar a adoção de alguns hábitos:

– Evitar o sedentarismo. A prática de 30 minutos de atividade física diariamente é suficiente;

– Ter uma dieta mais equilibrada, rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura;

– Manter o peso adequado à altura;

– Evitar o consumo de álcool;

– Não fumar;

– Homens com idade a partir dos 40 anos devem realizar exames de rotina;

– Nos casos em que houver histórico familiar da doença deve-se avisar o médico, que indicará os exames necessários.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *