Tempo: um grande aliado

Organização é uma palavra de ordem para conseguir ir bem não só nos estudos, como em vários âmbitos da vida. Planejar e organizar são tarefas importantes para manter um plano de estudos eficaz e manter o foco. A falta de organização ocasiona atrasos e perda de tempo, comprometendo seus resultados. Pensado nisso, separamos algumas dicas para que você consiga montar um cronograma de estudo.

Tempo certo para cada atividade

A primeira dica para organizar o seu tempo e fazer o seu dia render é aproveitar o máximo seus períodos de estudo, as demais atividades e o seu momento de descanso. Por exemplo, quando estiver na escola, aproveite esse tempo para tirar dúvidas e aprender bastante. Nada de deixar para copiar em casa as atividades passadas em salas de aula. Isso só causa atrasos e desperdiça seu tempo.

Planejando seu cronograma de estudos

O segundo passo é se planejar para “devorar os livros”. Você pode montar um cronograma de estudos de segunda a sábado, no qual você irá estudar de segunda a sexta todas as disciplinas e no sábado fará a revisão dos conteúdos. Para isso, reserve de 4 a 6 horas por dia, com ciclos de 50 a 60 minutos de estudo.

Melhor horário

Antes de definir a sua rotina de estudos, é bom que você esteja ciente da sua quantidade de tempo disponível para estudar e em qual período do dia você tem seus picos de produtividade. Isso é importante para que você não se sobrecarregue e tire o melhor proveito de suas horas de estudo. Sendo assim, por exemplo, se você vai à escola pela manhã e percebe que sua atenção é maior no período vespertino e tem algumas horas vagas nas suas tardes, é uma boa marcar seu horário de estudos para esse período.

Montando o seu cronograma

Para não se perder em meio as suas matérias, o ideal é esquematizar um quadro de estudos, organizado por dia, disciplinas e horas. Não precisa ser nada muito elaborado, pode ser feito com papel e caneta mesmo ou feito no computador. O mais importante é que você consiga se organizar e entender o que deve ser estudado em tal dia e hora. Abaixo, seguem algumas dicas para montar seu ciclo de estudos:

  • É importante que você priorize as matérias que são mais cobradas e que você tem mais dificuldade. Por isso, na hora de montar o quadro, dedique mais dias e horas a estas disciplinas.
  • Outra dica fundamental é programar pequenos intervalos de 5 a 15 minutos entre as sessões de estudo. Isso ajuda você a relaxar e recuperar as energias. Use esse tempinho para beber água, comer alguma coisa leve (de preferência uma fruta), ir ao banheiro e se alongar.
  • Não se esqueça de reservar tempo para estudar, para relaxar e para cumprir com suas outras atividades, como praticar esportes, ajudar os pais nas tarefas domésticas e outros compromissos.

Uma mãozinha da tecnologia

Hoje em dia existe à disposição uma série de dispositivos eletrônicos que são verdadeiros aliados para aumentar a nossa produtividade. Os notebooks, tablets, smartphones e diversos outros gadgets – bastante conhecidos por dispersarem nossa atenção – também podem ser muito úteis para nos ajudar na gestão do nosso tempo. Por isso, listamos alguns apps que podem ser instalados nesses aparelhos para ajudá-lo a se organizar.

1 – Evernote

O Evernote é um dos apps mais conhecidos quando o assunto é produtividade. Com o app você pode escrever e armazenar anotações em formatos de texto, áudio e foto. Também é possível acessar esses arquivos em diversos dispositivos e compartilhar com quem desejar. Isso é muito útil em seus estudos para que você faça anotações rápidas.

O app está disponível gratuitamente na App Store, Google Play e Microsoft Store.

2 – Clear Focus

Quem tem dificuldade em se manter concentrado pode utilizar a tecnologia a seu favor. O Clear Focus ajuda você a gerenciar o seu tempo. Ele é baseado na técnica Pomodoro, no qual o fluxo de trabalho deve ser realizado por 25 minutos de concentração total na atividade, seguidos por 5 minutos de descanso. O ClearFocus funciona de forma parecida. Ele permite que você defina os períodos de tempo em que sua atenção deverá ser voltada aos estudos e envia notificações quando for a hora de descansar.

O app está disponível gratuitamente na Google Play.

3 – Todoist

O Todoist é um app que vai ajudá-lo a não se perder em meio as suas tarefas. Com ele você pode criar listas de tarefas e de estudos, programando o seu dia.

Se você tem um grupo de estudos e gostaria de compartilhar um pouco da sua rotina de estudos, o app te dá uma mãozinha. Com ele é possível compartilhar as suas tarefas com colegas.

O app está disponível gratuitamente na App Store e na Google Play.

4 – Sunrise Calendar

Com o Sunrise Calendar você consegue reunir em um app toda a sua agenda. Ele consegue integrar sua agenda do Google Agenda, do iCloud e do Microsoft Exchange.

Ah, seus compromissos do Evernote, do Facebook e do Todoist também podem ser importados para o app, ajudando você se programar para suas atividades.

Gostou dos apps? Então não perca tempo e baixe agora mesmo em seu dispositivo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.