Cinto de segurança: seu aliado em caso de acidentes

Você consegue prever quando irá sofrer um acidente? Você pode até estranhar essa pergunta, mas ela é importante para que você, caro leitor, reflita sobre as pequenas atitudes que colocam não só a sua vida como a de outras pessoas em risco. Obviamente, você não é capaz de prever quando irá sofrer um acidente, mas pode se prevenir para o caso disso ocorrer, tomando pequenas precauções e adotando hábitos que fazem a diferença, ainda mais quando se está ao volante.

Uma outra pergunta importante sobre sua conduta ao volante: você usa o cinto todas as vezes que vai dirigir? Se a sua resposta for sim, parabéns, você está agindo corretamente. Agora, se a resposta for não é melhor mudar esse hábito, pois como falamos no parágrafo anterior, ninguém é capaz de prever quando poderá sofrer um acidente.

Uma discussão que já vem de longa data é se o cinto realmente salva vidas. Pois bem, se está é a sua desculpa para não utilizar o cinto é melhor pensar em outra porque segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), o uso do cinto de segurança reduz em 45% o risco de morte ou agravamento de sequelas do motorista e do passageiro dos bancos dianteiros e 75% no dos passageiros do banco traseiro.

Viu só como o cinto de segurança é importante para a sua segurança no trânsito? Tanto é que desde 1997 seu uso é obrigatório no país, tanto para o motorista quanto para os demais ocupantes do veículo. A não utilização dele é considerada uma falta grave, podendo o motorista ser penalizado com 5 pontos na carteira e multa no valor de R$ 195,23.

Pense bem nessas informações e reflita se vale a pena correr esse risco.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *