Jornal escolar encerra atividades do “O Transporte Coletivo É Nosso”

O encerramento do projeto “O Transporte Coletivo É Nosso”, da Transa Transporte Coletivo, na Escola Municipal Maria das Graças Vieira, no bairro Santa Terezinha foi marcado por muita animação. Para fechar com chave de ouro as atividades na escola, a analista ambiental e colaboradora do projeto, Verônica Médici, preparou junto com as crianças um jornal escolar abordando todo o conteúdo trabalhado ao longo do projeto. Foram temas da edição: a educação no trânsito, cuidados com a saúde, o meio ambiente e cidadania.

As crianças apresentaram o jornal no pátio da escola com cenário e objetos produzidos para ocasião, ilustrando as informações passadas pelos alunos. Colegas de turma, a direção, professores e funcionários da escola acompanharam da plateia o jornal. Também estiveram presentes para prestigiar a apresentação, representantes da Transa Transporte e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Virgínia Cassini, diretora/psicóloga da Transa Transporte conta que ficou encantada com a apresentação dos alunos. Ela aproveitou para elogiar o trabalho desenvolvido pela Verônica e o empenho da escola em participar do projeto. “Os alunos captaram bem a mensagem do projeto; os repórteres e jornalistas da escola representaram muito bem as questões do meio ambiente, da reciclagem e do respeito ao próximo. Ficou muito lindo, eu até me emocionei”, conta.

A estudante do quarto ano, Sannya Silva de Brito, diz que gostou da experiência de apresentar o jornal e que ficou só um pouquinho nervosa, mas deu tudo certo. Para ela foi muito legal participar do projeto. “Eu achei muito legal participar das atividades com a Verônica, com a Tia Cristina e as outras crianças, foi muito legal! ”.

Para a diretora da escola, Cristina Coutinho, o projeto na escola foi benéfico para os estudantes pela abordagem lúdica e também pelo envolvimento e aprendizado dos estudantes que participaram. “A gente percebeu que as crianças valorizaram o projeto, eles vinham fora do horário de aula para poder fazer as atividades que a Verônica desenvolveu com eles, passando esses conhecimentos para os alunos menores, para a turma de educação infantil, para o primeiro ano, então foi muito bom! ”.

Como uma avaliação geral do projeto, Verônica Médici, destaca como ponto fundamental o acolhimento recebido da escola para o desenvolvimento das atividades propostas. “Foi realizador, eu tive uma resposta muito positiva das crianças, eles responderam muito bem ao trabalho, então, isso eu considero muito importante”, avalia.

Bons frutos

Caroline Decembrino, chefe do núcleo operacional do Rio de Janeiro da ANTT aproveitou a oportunidade para convidar as crianças da Escola Municipal Maria das Graças Vieira para participarem do projeto “ Vou de Cinto”, no dia 23. O convite recebido com empolgação pelos alunos. Eles vão atuar junto com os agentes na fiscalização dos ônibus.

Após a apresentação do jornal, os agentes fizeram uma visita a Transa Transporte, onde conheceram as instalações da empresa, conversaram com a direção e se dispuseram a participar das ações do projeto “O Transporte Coletivo É Nosso”.

“No que a Transa precisar da participação da ANTT, para qualquer tipo de evento, nós vamos estar abertos para participar”, explica Caroline.

 

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.