Por que não podemos ouvir rádio nos ônibus?

Por que não podemos ouvir rádio nos ônibus?

No início dos anos 2001 a Transa Transporte apresentou a população das cidades de Três Rios e Comendador Levy Gasparian a sua nova identidade visual, contando com nova logo, slogan e pintura em seus veículos. Outra novidade que veio nessa época foram os novos ônibus e micro-ônibus que vinham com rádio, você se lembra?

Se você se recorda desse período, provavelmente deve se lembrar de que durante algum tempo era possível ouvir as estações de rádio dentro dos ônibus.  Atualmente não ligamos mais o equipamento e temos um bom motivo para isso, entenda:

Por que não podemos ouvir rádio nos ônibus?

Quando as empresas compram os ônibus, elas podem definir se querem veículos com rádio ou não. É uma escolha que depende da empresa. Particularmente, preferimos não utilizar os rádios em nossos ônibus por medida de segurança.

Acontece que o rádio é considerado uma distração e como sabemos, se distrair ao volante é risco certo. A atenção do motorista de qualquer veículo deve estar sempre voltada e dedicada  à rua e, por isso,  distrações como o rádio, celular, conversas paralelas, etc devem ser evitadas.

Esse posicionamento não ocorre apenas em Três Rios e Comendador Levy Gasparian. O rádio nos ônibus deixou de ser utilizado em várias outras cidades por esse mesmo motivo.

Amparo legal

Vale lembrar que existem duas leis municipais que proíbem a utilização de aparelhos sonoros dentro dos veículos de transporte coletivo. A primeira delas, a lei municipal nº 2897, de 17 de Dezembro de 2005, dispõe sobre a gestão da mobilidade urbana no município de Três Rios e cita como uma das infrações “o acesso ao interior do veículo pessoas conduzindo […] aparelhos sonoros ligados em volume alto […]”.

Já a lei municipal nº 4149, que entrou em vigor em janeiro de 2015, é mais direta sobre a obrigação do uso de fones de ouvido dentro dos veículos de transporte coletivo. A norma, inclusive, estipula uma multa no valor de 10 UFMTR ao usuário do aparelho e à pessoa jurídica que explore o serviço de transporte.

Tendo em vista as questões legais, seria incompatível que a empresa permitisse o uso do rádio dentro do ônibus.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.